Moçambique on-line


Notícias do dia 5 de Setembro 2000

Incêndio deixa mil pessoas ao relento

Um incêndio de grandes proporções deflagrou num dos bairros residenciais na localidade de Geba, no distrito de Memba, na província de Nampula, destruindo perto de 200 casas e deixando cerca de mil pessoas ao relento. O administrador de Memba, Luciano Augusto, confirmou hoje a AIM que o caso ocorreu por volta das 10 horas de domingo, afectando o bairro da Plantação da Companhia João Ferreira dos Santos, em Geba. Augusto precisou não se terem registado mortes nem feridos, sublinhando que foram atingidas um total de 192 casas e as cercas de mil pessoas perderam todos os seus haveres.

"Não houve tempo para elas (as pessoas) tirarem pelo menos uma agulha", lamentou Luciano Augusto, falando telefonicamente à AIM a partir de Memba. Ele disse que o incêndio foi provocado por uma mulher que na altura preparava o almoço, tendo o fogo na altura atingido, primeiro, a sua própria casa e, depois, se alastrado para as restantes. O governo distrital criou uma comissão constituída por oito pessoas, tendo feito o levantamento para avaliar as necessidades urgentes das vítimas do incêndio, qualificado pelo administrador de "muito forte". (AIM, 05/09/00)

Polícia recupera 500 milhões de meticais roubados ao Banco Austral

A Polícia recuperou 500 milhões dos 2,5 mil milhões de meticais roubados recentemente ao Banco Austral em Maputo, soube a AIM de fonte policial. De acordo com o porta-voz da PRM a nível da Cidade de Maputo, Abilio Quive, em conexão com o crime dois indivíduos, Nelson Albino Raimundo e João Ernesto Manhiça, são tidos como os principais suspeitos.

"Eles estiveram envolvidos no assalto ao Banco Standerd Totta de Moçambique e no roubo de cerca de 300 milhões de meticais no Bairro da Coop, em Maputo", disse Quive, ajuntando que os dois estiveram envolvidos também no desvio de 300 milhoes de meticais de salários destinados aos professores no distito da Manhiça, província Maputo, e no roubo de mais de 400 milhões de meticais pertencentes à empresa de construção CMC. Em declarações a AIM, Quive disse que "tudo está sendo feito para a localização e detenção dos dois indivíduos e que os respectivos mandados de captura já foram emitidos". (AIM, 05/09/00)

Maputo acolhe encontro internacional sobre mineração

Maputo acolhe desde ontem o segundo seminário do sector mineiro dos países da África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e União Europeia, destinado a abordar questões técnicas sobre o meio ambiente e financiamento de projectos mineiros de pequena e média escala. Organizado pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE), em cooperação com a Direcção Nacional de Minas, o encontro tem em vista dar continuidade ao programa de apoio e capacitação dos países da ACP na pesquisa e exploração mineira, dando vazão ao crescente envolvimento de empresas mineiras e de pesquisa geológica daqueles países. Considerado país com grande potencial de recursos minerais, Moçambique possui uma indústria dominada por pequenas e médias empresas que trabalham em minas de céu aberto e um grande número de produtores artesanais que exploram a actividade informalmente.

Contudo, existe um grupo considerável de companhias mineiras e empresas mistas com empresários locais que procuram desenvolver actividades de pequena e média escala para produzir concentrado de tântalo, blocos de granito e mármore, bem como outras rochas ornamentais, bentonite e diversos outros minerais industriais. A actividade informal do sector mineiro moçambicano tem estado a conduzir à descoberta de novas ocorrências de recursos minerais em certas regiões das províncias do norte e centro do país, reconhecidas como detentoras de um potencial considerável, capaz de impulsionar o crescimento das pequenas e médias empresas mineiras. (Notícias, 05/09/00)

Acusados de desfalque de 3 biliões de MT confessam crime

Os dois principais acusados do desfalque de 3 mil milhões de meticais na Direcção Provincial do Plano e Finanças de Inhambane confessaram o seu envolvimento no crime ao Ministério Público durante uma sessão de acareação, depois de analisados os elementos de prova referentes aos três anos em que decorreram as operações de fraude, cujo processo foi já encaminhado.

Os dois arguidos, Augusto M. Maute e Rafael R. Faife, confessaram ter chegado a um acordo secreto entre si, valendo-se do facto de um deles trabalhar na altura como Administrador Provincial de Contas e que, por isso, vedava o acesso a qualquer inspecção que conduzisse à descoberta da fraude. O outro, funcionário da Direcção Provincial de Coordenação da Acção Ambiental, cedeu a sua conta bancária para acolher os sistemáticos depósitos de valores que eram roubados ao Estado. Os processos dos dois arguidos já seguiram ao Tribunal Provincial para julgamento. (Notícias, 05/09/00)

Primeiro-ministro inaugurou a FACIM-2000

O primeiro-ministro (PM), Pascoal Mocumbi disse, durante a visita que marcou a abertura da 36ª Feira Internacional de Maputo (FACIM-2000), que Moçambique está a registar uma redução na importação de bens diversos, pelo facto de se estar a registar um aumento da produção nacional. Mocumbi desdramatizou o facto de nenhum país africano ter marcado presença nesta edição da feira, enfatizando que "não é preocupante porque nós próprios não participamos em todas as feiras que se realizam em África".

Em seguida, aquele governante revelou que a política fiscal do Governo moçambicano é justamente a de encorajar a produção nacional pelo que a FACIM é o local onde o Governo procura promover cada vez mais uma participação moçambicana com produtos "made in Mozambique". Refira-se que a presente edição da FACIM, que decorrerá até ao próximo dia 10 de Setembro, conta apenas com cinco países europeus e expositores nacionais. (Notícias, 05/09/00)

Em curso actualização dos ficheiros dos refugiados

O Núcleo de Apoio aos Refugiados (NAR) está a actualizar os dados atinentes aos requerentes de asilo acomodados em Bobole, em Marracuene e Massaca II, em Boane, na província de Maputo, com visto a prestar-lhes maior assistência e protecção. Só em Bobole o NAR apurou pouco mais de 400 refugiados, maioritariamente provenientes da região dos Grandes Lagos. Processo idêntico vai decorrer amanhã em Massaca.

Ainda ontem, o NAR, em coordenação com o ACNUR, levou a cabo o processo de distribuição de mantimentos aos refugiados e seus dependentes. Alguns refugiados dizem que a situação no centro de Bobole é dramática. Contudo, certos refugiados depois de receberem as suas ajudas vendem-nas, perpetuando a sua situação difícil. (Notícias, 05/09/00)

Notícias de ontem (4 de Setembro):

Chissano termina visita a Nampula

Mudam as regras para importação por comboio: Vagões de carga serão selados em Komatipoort

FACIM-2000 abre hoje


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página principal