Moçambique on-line


Notícias do dia 5 de Outubro 2000

Maputo terá "Av. Maria de Lurdes Mutola"

A Assembleia Municipal de Maputo decidiu ontem atribuir o nome de Maria de Lurdes Mutola à actual Rua n° 5750, a avenida que parte da Praça da Juventude (no final da Av. Julius Nyerere) e termina na Av. de Moçambique, no cruzamento de Mahlazine. Esta decisão constitui uma excepção ao princípio defendido pela Assembleia de não atribuir nomes de vivos a locais públicos. A lápide terá os seguintes dizeres: "Avenida Maria de Lurdes Mutola; 1° Ouro Olímpico de Moçambique".

A atleta chega hoje a Maputo, onde será recebida pelo Primeiro Ministro e membros do Conselho de Ministros. A seguir, Mutola percorrerá algumas ruas da cidade de Maputo. No programa estão ainda uma homenagem pelo Conselho Municipal e uma visita à Escola Mista do Chamanculo, onde a Lurdes Mutola foi aluna. Amanhã a atleta segue para uma viagem que a leverá a Nampula, Pemba e Beira. Em Pemba Mutola será recebida, domingo, pelo Presidente da República que está a efectuar uma visita de trabalho à província de Cabo Delgado. (metical e Notícias, 05/10/00)

Papel da ciência e tecnologia em debate

O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia promove o I Seminário Nacional sobre Ciência e Tecnologia, que foi ontem inaugurado pelo Presidente da República. Os dois temas principais que estarão em debate são "Radiografia da Situação da Ciência e Tecnologia em Moçambique" e "Metodologias para a Formulação e Implementação da Política Nacional sobre Ciênica e Tecnologia".

Na abertura do Seminário, o Presidente da República apelou aos cientistas do país a fazerem maior uso da Internet como meio de troca de experiências com colegas em Moçambique e no exterior. A acompanhar o seminário, está patente no Centro Cultural Franco-Moçambicano uma exposição dedicada ao tema "Ciência e Tecnologia em Moçambique". (Notícias, 05/10/00)

Centenas de mulheres marcham pela igualdade de direitos

Centenas de mulheres - e alguns homens - marcharam ontem pelas ruas da cidade de Maputo. A marcha, organizada pelo Fórum Mulher, é integrada na Marcha Mundial das Mulheres. A nível nacional as duas principais reivindicações são: igualdade de direitos entre homens e mulheres na Lei da Família e a caracterização como crime da violência doméstica.

A Marcha teve um carácter quase oficial, com a participação do Primeiro-Ministro, da Ministra da Mulher e vários deputados, com o acompanhamento da banda militar e sendo recebido no seu final, na Praça da Independência, pelo próprio Presidente da República. Joaquim Chissano recebeu as petições contendo as reivindicações internacionais e nacionais. Ao todo foram recolhidas no país mais de 14 mil assinaturas. (Notícias, 05/10/00)

Leia também:
notícia de ontem: Mulheres promovem marcha pela igualdade

BCM em "situação grave"

Os accionistas do Banco Comercial de Moçambique, constatando a "gravosa situação financeira do banco" decidiram desencadear uma operação de saneamento financeiro. O BCM teve resultados líquidos negativos de 1987 milhões de contos no exercício de 1999. Os accionistas do banco - Estado e privados - decidiram injectar fundos num total de 1704 milhões de contos, em proporção das suas participações no capital social do banco.

A assembleia geral de accionistas elegeu Mário Machungo para o cargo de presidente do Conselho de Administração e Eneas Comiche vice-presidente. Também foram eleitos administradores Carlos Jessen e Oldemiro Balói. (Notícias 5/09/00)

Notícias de ontem (4 de Outubro):

Mulheres promovem marcha pela igualdade

Cloroquina "prescreve" no tratamento da malária

BVL admite obrigações de tesouro do BIM


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial