Moçambique on-line


Notícias do dia 18 de Outubro 2000

Moçambique recorda Samora

Assinala-se amanhã em todo o país a passagem do 14° aniversário da morte do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel, falecido a 19 de Outubro de 1986 com mais 33 acompanhantes na região de Mbuzine, África do Sul, vítima de acidente aéreo. Para marcar a efeméride estão previstas várias actividades de carácter político e cultural nos diversos cantos do país e na região de Mbuzine, onde há dois anos foi erguido um monumento em memória do primeiro Presidente de Moçambique. Em Maputo, tal como em Mbuzine, as comemorações começarão com uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores.

Refira-se que as causas do acidente que vitimou Samora Machel e seus acompanhantes continuam desconhecidas, havendo no entanto várias versões. A última foi divulgada em 1998 pela Rádio 702 da África do Sul, segundo a qual o acidente aéreo foi o resultado de um plano de sabotagem electrónica levada a cabo por militares sul africanos, moçambicanos e malawianos. O avião em que viajava Samora Machel e a sua delegação regressava da Zâmbia, onde o antigo Presidente havia se deslocado em mais uma missão de busca de paz na região.

Amanhã será lançado o livro "Samora: o destino da memória", da autoria de Duarte Tembe. O livre é uma "colecção de testemunhos", recolhidos junto de jornalistas, políticos, professores, músicos, escritores, desportistas e outras figuras da sociedade civil. (Notícias, 18/10/00)

Chissano recebe emissário angolano

O Presidente Joaquim Chissano recebeu ontem em audiência, em Maputo, o Ministro das Relações Exteriores de Angola, João Miranda, portador de uma mensagem do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos. A mensagem, segundo João Miranda, retrata a posição angolana com relação aos esforços de paz para a República Democrática do Congo, numa altura em que Moçambique, África do Sul, Ruanda, Uganda, Namíbia e Zimbabwe, reiteram a necessidade de um papel mais activo da no concernente à fiscalização dos acordos de Lusaka e de Kampala. Miranda subscreveu as posições tomadas pelos sete chefes de Estado presentes na cimeira de Maputo, na qual Angola não se fez representar, mas escusou-se de dar uma explicação para a ausência do presidente angolano da cimeira. (Notícias, 18/10/00)

Chissano escala Zambézia

O Presidente Joaquim Chissano efectua a partir de hoje até ao próximo dia 21 uma visita de trabalho à província da Zambézia. Na Zambézia, o Chefe de Estado visitará os distritos de Guruè, Mopeia e a capital provincial, Quelimane, para onde tem agendados encontros com a população, Governos provincial e distritais bem como visitas a unidades de interesse económico e social.

Chissano orienta ainda hoje uma sessão extraordinária do Governo local durante a qual receberá um informe detalhado sobre a situação geral da província, particularmente nas áreas económica, social e política. O presidente é acompanhado por quatro ministros e sete vice-ministros. (Notícias, 18/10/00)

Notícias de ontem (17 de Outubro):

Mini-cimeira em Maputo discute paz na RDCongo

Segurança alimentar ainda não será agora

Plenária da Assembleia só para a semana


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial