Moçambique on-line 2001

Notícias do dia 6 de Fevereiro 2001

Acidente de viação ceifa vida a seis pessoas em Sofala

Seis pessoas perderam a vida e 40 sofreram ferimentos na sequência de um acidente de viação ocorrido na estrada nacional nº 1 em Matindir, província de Sofala, na noite de domingo último. O acidente envolveu um autocarro da empresa transportadora TSL, que circulava no sentido Beira-Maputo. Entre os perecidos figuram o jornalista da Rádio Moçambique, Valentim Daniel e Leandro Jóia, estudante do engenharia na Universidade Eduardo Mondlane. Sobreviventes do sinistro indicam que esteve na origem do mesmo o excesso de velocidade, aliado à fraca visibilidade provocada pela chuva intensa que caía na circunstância.

O acidente ocorreu por volta das 22 horas mas o socorro aos feridos só veio a acontecer às 4 horas da manhã de segunda-feira. Manuel Kaduya, motorista do autocarro sinistrado, disse que o veículo transportava cerca de 55 passageiros e a falta de visibilidade e o piso escorregadio devido à chuva contribuíram para o sinistro. Refira-se que em Setembro do ano passado um autocarro das "Oliveiras" sinistrou provocando a morte de cerca de 30 pessoas. O percurso Maputo-Beira ida e volta é de cerca de 2400 quilómetros, distância que o motorista é obrigado a fazer quase sem descanso. (Notícias, 06/02/01)

Morte de Valentim Daniel é perda irreparável

Valentim Daniel, falecido no acidente ora citado, nascido há 43 anos, ingressou nos quadros da rádio Moçambique (RM) em 1977, tendo ocupado vários cargos de chefia, nomeadamente o de delegado da RM em Pemba, Chimoio e Beira. Em Maputo Daniel assumiu as funções de chefe do Secretariado da Direcção de Informação e de chefe de Redacção. Até à data da sua morte era membro do Conselho Superior de Comunicação Social (CSCS), desde Dezembro de 1996. Valentim Daniel deixa viúva e quatro filhos. (Notícias, 06/02/01)

Ano lectivo inicia sem livro escolar

Mais uma vez as aulas da 1ª e 2ª classes arrancaram sem que os alunos tivessem recebido o livro escolar de distribuição gratuita no país. Este não se encontra disponível no país uma vez que é impresso no estrangeiro. A situação repete-se há vários anos mas a política mantêm-se. Na cidade de Maputo serão distribuídos cerca de 40 800 livros na primeira classe e 37 800 para a segunda.

Entretanto nem todas as escolas iniciaram as aulas ontem, devido às inundações, como é o caso de Inhangoma, província de Tete. Nas cidades de Quelimane e Beira, onde havia receio de que algumas escolas estivessem ocupadas ainda pelos desalojados na sequência das inundações, as aulas tiveram início no dia previsto.

Refira-se que Quelimane é um dos sete locais que vão implementar o programa de saúde reprodutiva e doenças de transmissão sexual nas escolas. Naquela cidade em cada 100 alunos 11 estão infectados pelo HIV. (Notícias, 06/02/01)

Sector de construção registou maior crescimento

O sector de construção e materiais de construção cresceu em cerca de 35% em 1999. Segundo dados recentemente publicados pela empresa de consultoria KPMG Moçambique, a CMC Estero liderou o sector com um volume de negócios de 397 milhões de contos o que corresponde a um crescimento de 100% em relação ao ano anterior. Segundo o estudo, a Cimentos de Moçambique, que em 1998 ocupou a primeira posição, passou para o segundo lugar no sector com volume de negócios de 367 milhões de contos, o que corresponde a uma diminuição em 10%.

O número de trabalhadores no sector de construção e materiais de construção diminuiu em 10%, principalmente como resultado da privatização e restruturação da CETA, cujo número de trabalhadores diminuiu em 60%. O sector de energia e comercialização de combustíveis cresceu em 24% em 1999 comparativamente ao ano anterior, um crescimento devido, sobretudo, ao aumento do volume de negócios da Hidroeléctrica de Cahora Bassa em 60%. (Notícias, 06/02/01)

Reunião da IDC: Dhlakama não viaja a Roma

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, cancelou por razões familiares a sua viagem a Roma, onde deveria participar na reunião da Internacional Democrata Cristã (IDC) de que é vice-presidente. Dhlakama, que deveria ter partido domingo último, será representado no encontro pelo seu assessor para relações exteriores, Chico Francisco, que, para o efeito, parte amanhã para aquela cidade italiana. Na prevista viagem a Roma, Dhlakama tencionava escalar Espanha para um encontro com governantes e membros do Partido Popular. Afonso Dhlakama tem previsto para Março uma digressão pela Europa onde pretende angariar apoios para a sua organização política. (Notícias, 06/02/01)
 

Notícias de ontem (5 de Fevereiro):

Prémio "Coragem" para Carlos Cardoso: Viúva critica a "não-investigação" do assassinato
Moçambicanos celebram Dia dos Heróis
Fazendeiros zimbabweanos: Cem milhões USD para projecto em Manica e Sofala
AFROVITA recebe financiamento suíço para desminagem
Congresso da FAP reconduz Palaço à Presidência


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial