Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 22 de Março 2001

Mutua-Tica já é transitável

A província da Zambézia necessita de 1500 toneladas de cereais para alimentar as pessoas acomodadas nos centros de acolhimento nos próximos 30 dias. Devido às cheias, a província da Zambézia conta com 107 mil deslocados, entre malawianos e moçambicanos. Com efeito, a Liga e a Comunidade muçulmanos naquela província e a Africa Muslim Agency doaram alimentos, calçado e vestuário. A Itália entregou ao Instituo de Gestão das Calamidades 40 toneladas de alimentos destinados às vítimas das cheias no centro do país. O Japão doou ontem 76,5 milhões de contos em apoio às vítimas das cheias do ano passado.

Entretanto, na província de Sofala, foi restabelecido, às 18 horas de ontem, o trânsito rodoviário no troço Mutua-Tica, interrompido há uma semana na sequência da subida do caudal do rio Púnguè. As obras de reparação de emergência dos 21 quilómetros de percurso foram executadas pela empresa ECMEP da Beira. (TVM e Notícias 22/03/01)

Leia também: notícia de ontem:
Chuvas persistentes podem piorar o cenário

Após reabilitação: Japão entrega Porto de Pesca

O Japão, um dos maiores importadores de camarão de Moçambique, entregou ontem, ao Governo, o Porto de Pesca de Maputo, após a reabilitação. As obras, que iniciaram em Agosto de 1999 e absorveram 13 milhões USD financiados pelo Governo nipónico, consistiram na construção de um novo cais com capacidade de receber, em média, 7 embarcações semi-industriais e 60 barcos de pequena escala por dia, manusear 5 200 toneladas de produtos pesqueiros por ano.

O novo porto tem ainda a capacidade de produzir 20 toneladas por dia de gelo e armazenar 400 toneladas de produtos pesqueiros à temperaturas inferiores a 20°C negativos. Antes este tinha a capacidade de receber apenas 20 embarcações por dia, manusear 5000 toneladas por ano e produzir 14 toneladas de gelo por dia. O Governo está à busca de financiamentos para o arranque das obras da terceira fase de reabilitação. (TVM e Notícias, 21 e 22/03/01)

Arrancou a construção do Pemba Beach Hotel

Já iniciou a construção do Pemba Beach Hotel, a maior unidade hoteleira da província da Cabo Delegado, cujo investimento, dos Emirados Árabes Unidos, é avaliado em 5 milhões USD. A unidade em construção, de cinco estrelas, terá 12 andares é localizar-se-á junto à praia do Wimbi. Será constituída por serviços tais como um casino, salas de reuniões, bares, salas de jantar e 68 quartos.

O Pemba Beach Hotel está a ser construído numa área de cerca de 130 mil metros quadrados e vai empregar directamente 400 pessoas. Parte da obra, cuja execução está a cargo da empreiteira "Concor", será concluída em Novembro deste ano. (TVM, 21/03/01)

Comissão "ad-hoc" da AR propõe:
1,4 milhão de contos para revisão do pacote eleitoral

A comissão "ad-hoc" da Assembleia da República para a revisão da Lei Eleitoral propõe que lhe seja atribuído 1,4 milhões de contos, contra os 300 mil consignados pelo departamento de finanças do órgão legislativo para a realização do seu programa de trabalhos no presente ano. Ontem, o presidente da aludida comissão, Alfredo Gamito, lamentou junto ao plenário da AR a exiguidade do orçamento atribuído ao seu grupo, indicando que os 300 milhões de meticais correspondem a apenas 20% do orçamento requerido.

Detalhando a essência do programa aprovado por aquela comissão, Gamito disse que este compreende a aprovação da metodologia de trabalho, a calendarização das actividades, sistematização, discussão e harmonização das propostas em sede da comissão e, em última instância, no plenário da AR. No rol destas actividades prevê-se a auscultação individual ou colectiva das instituições do Governo, órgãos eleitorais, partidos políticos sem assento no parlamento e a sociedade civil.

Ontem a AR acolheu por aclamação as alterações de alguns artigos da Lei dos Tribunais Aduaneiros. (TVM e Notícias, 21 e 22/03/01)

Notícias de ontem (21 de Março):

Cheias: chuvas persistentes podem piorar o cenário
Caso Carlos Cardoso: Juiz de instrução ouviu irmãos Satar e Ramaya
Regimento da AR aprovado por consenso
Governadores do Norte criticam PROAGRI


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial