Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 11 de Maio 2001

Frelimo convoca Congresso para Junho de 2002
Partido admite possibilidade de Chissano recandidar-se em 2004

A V sessão ordinária do Comité Central do partido Frelimo terminou ontem à noite, mais de seis horas mais tarde do que estava agendado. O CC convocou o VIII Congresso do partido para os dias 10 a 14 de Junho do próximo ano e recomendou à sua Comissão Política para, no prazo de 15 dias, criar a estrutura que dirigirá o processo preparatório, elaborando o anteprojecto das teses àquela reunião.

Entretanto continuam as especulações sobre o significado exacto da declaração de Chissano acerca da sua "disponibilidade de não se candidatar". Segundo Bernardo Cherinda, porta-voz do encontro, o VIII Congresso irá deliberar se Joaquim Chissano será ou não candidato às eleições presidenciais de 2004. O anúncio de Chissano é visto por alguns como uma forma de provocar uma campanha de solicitações para ele se recandidatar. (Notícias, AIM, RM 10 e 11/05/01)

Leia a notícia de quarta-feira passada:
Chissano não se recandidata em 2004
 

Salário mínimo no sector agrícola sobe 20%

O Ministro de Trabalho, Mário Sevene, confirmou que o salário mínimo para trabalhadores agro-pecuários e florestais sofrerá um aumento de 20%, três pontos percentuais acima do aumento para trabalhadores na indústria e nos serviços. O aumento tem efeitos retroactivos a partir de 1 de Abril.

O aumento diferenciado é o resultado duma decisão tomada pela Comissão Consultiva do Trabalho, que reúne o Governo, sindicatos e empregadores, no sentido de reduzir a diferença muito grande entre os salários mínimos na indústria e na agricultura. Após o aumento o salário mínimo industrial ficará em 665 706 meticais (33,6 USD) por mês, enquanto o salário mínimo na agricultura é de 459 222 meticais (23,2 dólares) por mês. (AIM 10/05/01)

Leia a notícia de quarta-feira passada:
Governo decreta reajustamento de 17%
 

Em curso ensaio da semente de milho mais nutritivo

O Instituto de Investigação Agronómica (INIA) está a aplicar cerca de 300 mil USD em ensaios de novas variedades de milho com grande qualidade protéica e altamente produtivas. Os trabalhos, que decorrem nas províncias de Manica, Gaza, Niassa, Nampula e Maputo, irão basear-se em variedades já existentes no país e deverão durar cerca de três anos.

Para além da investigação, os cerca de 300 mil USD, financiados pela Fundação Rockefeller, deverão também servir para a capacitação de quadros nacionais em matérias de investigação. Para além do Ministério da Agricultura, a execução dos ensaios conta com a participação da SACAAR, órgão que coordena as acções de pesquisa agrária na região austral do continente. (Notícias, 11/05/01)
 

DBSA investe 63,5 milhões de randes no país

O Banco de Desenvolvimento da África Austral (DBSA) anunciou recentemente em Joanesburgo, África do Sul, a aprovação de 63,5 milhões de randes para investimentos em quatro projectos moçambicanos, elevando o total dos investimentos do DBSA em Moçambique a USD 174 milhões.

A nova tranche destina-se à fundição de alumínio MOZAL, a um programa de desenvolvimento rural da União Geral das Cooperativas e ao projecto de privatização e reabilitação do Porto de Maputo, para além da restauração da rede de distribuição de energia eléctrica na cidade da Matola, que já noticiámos na segunda-feira. (Notícias, 11/05/01)

Leia a notícia de segunda-feira passada:
Banco sul-africano financia EDM
 

Notícias de ontem (10 de Maio):

Caso Montepuez: Terminou o julgamento dos manifestantes
Tambores com pesticidas continuam desaparecidos
Mineiro moçambicano morto numa explosão na África do Sul
Cruz Vermelha de Moçambique: Jantar e leilão rendem 10 mil USD


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial