Moçambique on-line

metical de 7 de Maio 1999
(reproduzido no metical de 3 de Abril de 2001)


Nyimpine não confirma nem desmente

(Maputo) Nyimpine Chissano, o filho do PR, não confirma nem desmente que agrediu dois polícias na 2ª esquadra da PRM em Maputo, no sábado à tarde. Num brevíssimo contacto telefónico com ele, ontem, referimos-lhe a notícia surgida no DEMOS desta semana e perguntámos-lhe se era verdade.

"Não tenho comentário a fazer sobre isso".

É verdade que o Sr. esteve na esquadra?

"Não tenho comentário a fazer sobre isso. Obrigado". E desligou.

Na sua edição desta semana, o semanário DEMOS, citando "testemunhas oculares", diz que Nyimpine apareceu na 2ª esquadra embriagado, chamado a depor devido a um ligeiro acidente de viação que envolveu uma viatura de uma "rent-a-car". O jornal cita, depois, um polícia, de nome Arlindo Nota, a dizer que foi agredido por Nyimpine e que, a seguir, no gabinete do seu chefe, Victor Mucavel, Nyimpine atirou ao chão a máquina de escrever usada para fazer relatórios.

Nota, diz o DEMOS, acrescentou que vários polícias queriam "balear" o filho do PR, "só que eu acalmei-os". O jornal diz também, citando Nota, que Nyimpine vinha acompanhado "de uma amiga, também em estado de embriaguês".

Na "Imperial rent-a-car", citada pelo DEMOS como sendo a empresa do carro em causa, uma fonte desmentiu essa passagem da notícia, dizendo que Nyimpine Chissano "não é sócio da Imperial". A fonte especulou que talvez se trate de um carro da "Expresso Tours Agência, onde ele é sócio". Recorde-se que a "Expresso Tours" teve recentemente todas as suas açcões passadas para a Belle Beach Holdings de que são co-proprietários os dois filhos de Joaquim Chissano.

Na 2ª esquadra, o comandante, Bernardo Egídio, confirmou que os dois polícias mencionados pelo DEMOS estão afectos àquela esquadra e que Nyimpine esteve lá no sábado e acrescentou que a esquadra e o comando da cidade estavam a investigar o assunto. Três guardas de prédios da redondeza (Av. Julius Nyerere) confirmaram-nos também a presença do filho do PR naquela esquadra.
(recolha por Victor Matsinhe)
 

[notícia seguinte]


metical - arquivo 1999


Moçambique on-line - 2001

Clique aqui voltar para voltar à página principal