NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 32 - 28 de Agosto de 2000
 


AGRICULTURA E PESCAS


 
Nampula prevê comercializar mais de 27 mil toneladas de castanha de caju

Nampula espera produzir 37 mil toneladas de castanha de caju. Destas, 27 mil poderão ser exportadas este ano. As entidades do sector de Agricultura e Desenvolvimento Rural acreditam que esta exportação não vai afectar negativamente as unidades de processamento nacional. "O que estamos a tentar fazer é encontrar formas para evitar que os produtores que têm acordos com as fábricas para o processamento da castanha honrem esses compromissos e não se deixem levar pela onda de concorrência de outros intervenientes." Disse Vitorino Xavier, o Director Provincial de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Segundo Vitorino Xavier, é este tipo de concorrência que tem feito com que as fábricas adquiram a matéria-prima a preços acima dos fixados pelo Governo, o que lhes tira a possibilidade de compensar os custos da laboração. Aliás, três grandes fábricas de Nampula encontram-se paralisadas devido a esta situação. (Notícias 25/08/2000)
 


Comunidades da Manhiça vão receber bovinos

Um total de 150 cabeças de gado bovino será distribuído pelas comunidades dos distritos da Manhiça e Marracuene. A iniciativa pertence à Action Aid, uma organização britânica, que desenvolve projectos para o reassentamento das populações da província de Maputo vítimas das cheias.

Para além de gado bovino, esta organização tenciona distribuir 20 mil galinhas e igual número de patos. No total calcula-se em três milhões e quinhentos mil USD, o gasto do projecto. (notícias 23/08/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar