NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 32 - 28 de Agosto de 2000
 


SOCIEDADE


 
Chibuto, Manjacaze e Guijá já têm energia eléctrica

Já foi restabelecida a energia eléctrica em Manjacaze, Chibuto e Guijá, três dos distritos da província de Gaza, que foram gravemente afectados pelas cheias de Fevereiro e Março último.O fornecimento foi restabelecido pela Electricidade de Moçambique (EDM) e a população que até ao momento vivia do fornecimento restrito por geradores está satisfeita.

Agora com a energia eléctrica de volta, ficam minimizados os problemas de carência de água, que nos últimos meses se tinha acentuado, pois alguns sistemas de bombagem são accioonados com corrente eléctrica. A baixa da cidade de Xai-Xai continua ás "escuras", à excepção das vias públicas. A empresa aguarda ainda pelos fundos destinados à reconstrução da rede de distribuição que alimenta estes clientes. (Notícias 25/08/2000)
 


Vítimas das cheias de Maputo vão finalmente ter casas

As populações vítimas das cheias vão beneficiar de casas definitivas construídas com material convencional. No total, são 1087 habitações que estão a ser edificadas no Bairro de Magoanine e na Catembe, cidade de Maputo. As obras são financiadas por organizações não-governamentais nacionai e estrangeiras. (Notícias 24/08/2000)
 


Criado Instituto para a Comunicação Social da África Austral - MISA

O MISA - Moçambique é uma organização não-governamental que tem como objectivo principal promover a defesa da liberdade de imprensa e informação, e fomentar a criação de meios de comunicação social independentes. Segundo os jornalistas e outros profissionais da comunicação social, o Instituto vai desempenhar um papel previlegiado na promoção da paz e estabilidade nacional. (Notícias 26/08/2000)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para notmoc@iris.co.mz para obter informações sobre publicidade no NoTMoC

Cadeia Civil de Nampula superlotada

A Cadeia Civil Provincial de Nampula alberga actualmente 482 reclusos enquanto a sua capacidade é de apenas 75. Segundo os responsáveis, a situação deve-se à morosidade na acusação dos processos por parte dos orgãos judiciais. Devido ao excesso de reclusos as condições oferecidas também não são das melhores. A fácil propagação de doenças e a má dieta alimentar são as principais razões de queixa dos reclusos. Estes queixam-se ainda de raramente sairem das celas para apanhar sol e se movimentarem. (Notícias 21/08/2000)
 


Crianças orfãs de pais com SIDA serão amparadas

O Ministério da Mulher e Coordenação da Acção Social vai brevemente realizar um trabalho que visa amparar crianças orfãs de pais vítimas de SIDA. Esta medida enquandra-se no Plano Nacional de Combate e Prevenção da doença com o apoio de ONG's.

As províncias piloto são Zambézia e Manica. As crianças serão amparadas em infantários públicos onde poderão beneficiar de escolaridade, assistência médica e outros direitos. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Moçambique possuí cerca de 350 mil crianças orfãs de pais vítimas de SIDA. (Notícias 21/08/2000)
 


Aberta primeira portagem de Moçambique

A TRAC, Trans-African Concessions, abriu ao trânsito automóvel a Portagem da Moamba (Moamba Plaza), no âmbito da construção da auto-estrada Maputo- Witbank (N4). A primeira estrada internacional no continente africano que liga Moçambique à África do Sul.

As taxas da portagem variam de acordo com o tamanho das viaturas; se são ligeiras, pagam 33 mil meticas, médias, 81 mil meticais, 162 mil meticais para viaturas pesadas com 3 ou 4 eixos e 242 mil meticais para as com 5 ou mais eixos. (Domingo 20/08/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar