NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 42 - 6 de Novembro de 2000
 


AGRICULTURA E PESCAS


 
Garantidos fundos para continuidade do PROAGRI

Os doadores asseguraram os cerca de 202 milhões USD necessários para a continuidade do Programa de Desenvolvimento Agrário (PROAGRI), cuja implementação decorre desde Janeiro de 1999 até 2004. O PROAGRI tem como principais desafios pôr em prática um sistema melhorado para o financiamento e provisão de serviços públicos necessários para o desenvolvimento do sector produtivo.

Segundo o Ministério da agricultura e desenvolvimento Rural (MADER), uma das prioridades para os próximos tempos é facilitar a tramitação dos processos de pedido de uso e aproveitamento de terra. Até ao momento, um processo dessa natureza demorava, em média, um a dois anos para ser aprovado. O MADER estabeleceu um novo prazo, o de 90dias e espera com esta mudança diminuir a burocracia excessiva e casos de corrupção que de algum tempo para cá têm vindo a caracterizar o processo de concessão de terras. (Notícias 03/11/2000)
 


Actividade pesqueira de Nampula decresce em 26%

Indicadores tornados públicos apontam que das 1450 toneladas de pescado que haviam sido planificadas na província de Nampula, apenas 730,8 foram capturadas, representando um decréscimo na ordem dos 26%.

Próximo ano, Nampula prevê capturar 1060 toneladas de diversas espécies, quantia que representa um crescimento na ordem de 8,9% em relação à época pesqueira anterior. A actividade pesqueira da província de Nampula é maioritariamente praticada por operadores artesanais. Espera-se um envolvimento de cerca de 8 associações compostas por uma média de 180 membros, totalizando 450 embarcações. Peixes de diversos tipos, camarão, caranguejo, lagosta e lulas são alguns dos produtos que mais abundam na região costeira da província de Nampula. (Notícias 03/11/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar