NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 42 - 6 de Novembro de 2000
 


ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Companhia do Sena no activo

Depois de 15 anos paralizada, a Companhia do Sena (CS), vai de novo operar. O mega projecto integrado no programa de desenvolvimento do Vale do Zambeze, vai arrancar já no próximo ano com uma produção inicial de 40 mil toneladas de açúcar. Em 2002, o empreendimento prevê produzir 80 mil toneladas para atingir a sua meta em 2003 de 98 mil toneladas de açúcar, dos quais 70% da produção se destinam ao abastecimento do mercado interno e os restantes 30% à exportação.

O complexo açucareiro já abriu portas a 3512 pessoas. Um efectivo que deverá crescer para 5500 trabalhadores. (Notícias 03/11/2000)
 


"Triângulo de Desenvolvimento" prestes a ser assinado

Realiza-se de 15 a 17 do mês corrente, uma Conferência Internacional para a formalização do projecto denominado Triângulo de Desenvolvimento. Um projecto de cooperação e desenvolvimento que envolve Moçambique, o Malawi e a Zâmbia.

O projecto visa promover as trocas comerciais e o investimento, de modo a possibilitar o desenvolvimento de determinadas regiões da província moçambicana de Tete, da zambiana de Eastern e da zona ocidental do Malawi, para além de áreas adjacentes a outras províncias dos três países. Por se tratarem de zonas essencialmente rurais, pretende-se de imediato avançar com micro-projectos de índole agro-industrial de modo a permitir também a criação de postos de trabalho para as comunidades locais. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é o principal promotor da iniciativa, que também tem por objectivo desenvolver acções tendentes a incrementar as exportações dos três países para os mercados internacionais. (Notícias 03/10/2000)
 


Telefonia móvel chega a Sofala e Manica

O serviço de telefonia móvel celular já se expandiu à região centro do país. A sua cobertura vai abranger, neste momento, as cidades da Beira e Chimoio, bem como a Vila de Manica. O programa tem um custo de investimento na ordem de 4.5 milhões USD e está a ser implementado pela ALCATEL CIT, no âmbito de um contrato celebrado com as Telecomunicações de Moçambique. (Notícias 03/11/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar