NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 8 - 6 de Março de 2000
 

INTERNACIONAL


 
Guiné-Bissau - Mané é assessor de Yalá

O presidente da Guiné-Bissau, Kumba Yalá, nomeou por decreto o brigadeiro Ansumane Mané, líder da Junta Militar, assessor para assuntos de defesa e segurança. Também nomeou Francisca Vaz Turpin para assessora para questões políticas e diplomáticas.

Francisca Turpin era até agora presidente da Câmara Municipal de Bissau e deputada pela RGB, o segundo partido mais votado nas legislativas de 1999. Mané, que derrubou o presidente "Nino" Vieira, e sue "staf" não tinham estatuto definido pelas novas autoridades guineenses.(Notícias, 28/03/00)


Angola - Savimbi não fugiu

O general Diógenes Malaquias " Implacável ", então membro do Estado-Maior General da UNITA, que se entregou às FAA, revelou que Jonas Savimbi, ainda se encontra em Angola. Segundo Malaquias, a UNITA sofreu muitas deserções após a queda de Andulo, em 1999, havendo unidades que ficaram com menos de 20% do efectivo inicial.

Malaquias, de 48 anos de idade, aderiu à UNITA em 1975, tendo ascendido ao posto de general em 1993 e assumido, no ano seguinte, o comando de Operações do Estado-Maior. (Notícias,1/03/00)


Zimbabwe - Ex-guerilheiros invadem fazendas de brancos

Cerca de um milhar de ex-guerrilheiros do zimbabweanos ocuparam duas fazendas pertecentes a agricultores brancos e prometem permanecer ali até que o governo lhes atribua terras, no âmbito da reforma agrária. As ocupações ocorrem poucas semanas depois de ter sido chumbado, em referendo, o projecto da nova Constituição zimbabweana, que previa a expropriação das terras dos agricultores brancos, sem indemnização. Para os brancos, a ocupação das fazendas foi orquestrada pelo governo para os castigar, pois este os considera responsáveis pela rejeição da revisão constitucional.(Notícias,1/03/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar