NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 8 - 6 de Março de 2000
 

POLÍTICA


A Frelimo está aberta ao diálogo

Edgar Cossa, da bancada da Frelimo no Parlamento, diz que o seu partido não aceita reabrir o "dossier" eleições, sobretudo a questão da recontagem dos votos, mas afirmou que aceita o diálogo sobre outras questões. Cossa desmentiu, no entanto, a realização de conversações entre a Frelimo e a Renamo sobre as exigências de Afonso Dhlakama.(Domingo , 27/02/2000)


Jornalistas reflectem sobre a Lei Eleitoral

Jornalistas baseados nas regiões centro e norte do país reuniram-se em Manica para analisar o seu desempenho nas eleições gerais de Dezembro último. No encontro, reafirmaram a necessidade de se fazer uma reflexão em torno da actual lei eleitoral, com vista a que os próximos processos eleitorais registem uma participação activa dos cidadãos.

Para aqueles profissionais, a actual legislação comporta ambiguidades tais como a barreira dos 5% para eleição de deputados. Outra ambiguidade tem a ver com o impedimento à votação aos jovens com 18 anos de idade completos entre o fim do recenseamento eleitoral e o período de votação. (Notícias, 28/02/00)


TS preocupado com o aumento de crimes

O presidente do Tribunal Supremo, Mário Mangaze, deplorou o facto de o país estar a registar crimes que resultam em avultados prejuízos sem que as autoridades (...) consigam dar soluções coincidentes com as legítimas expectativas dos cidadãos. Mangaze, que falava durante a abertura do ano judicial, referia-se ao crime organizado, tráfico de drogas e fraudes, que têm vindo a multiplicar- se, sem que haja nenhum desfecho judicial satisfatório. (Notícias, 02/03/00)


Tete: Disciplinado uso dos carros do Estado

O governador da província de Tete, Virgílio Ferrão, ordenou a interdição do uso abusivo de meios de Estado, sobretudo viaturas, pelas esposas/esposos e filhos dos membros do governo, dos administradores, entre outros". Segundo Ferrão, a decisão visa disciplinar a utilização dos meios alocados às instituições do Estado. (Domingo, 27/02/00)


Nhamitambo insta a Renamo a colaborar

O líder do partido SOL, Casimiro Nhamitambo, afirmou, na Beira, que a Renamo deve deixar de coagir as populações à desobediência civil e a respeitar as instituições. Nhamitambo, reagia à propalada ideia da Renamo de formação de um governo paralelo nas seis províncias onde obteve a maioria de votos nas eleições.

Para o líder do SOL, nas zonas onde a Renamo pretende criar tal governo, há mais problemas de índole sócio-económica e aquele partido não tem capacidade para os resolver. (Notícias, 02/03/00)


Chefia da bancada da Frelimo muda de mãos

Margarida Talapa, deputada círculo de Nampula, foi eleita vice-chefe da bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República. Talapa substitui Virgília Matabele, designada pelo chefe de Estado para o cargo de Ministra da Acção Social e da Mulher.

Ainda na bancada da Frelimo, Edgar Cossa foi escolhido como o relator, em substituição de Sérgio Vieira que passou a integrar a Comissão Permanente da AR. (Notícias, 02/03/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar