NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 8 - 6 de Março de 2000
 

SOCIEDADE


 
Sapadores para socorro das vítimas das cheias

A Campanha Moçambicana Contra as Minas (CMCM) apelou para o envolvimento das equipas de desminagem no socorro às vítimas das cheias. O CMCM entende que há necessidade de reformulação dos planos na área de desminagem. "Há zonas que eram tidas como aptas para o desenvolvimento de actividades económicas e que neste momento poderão estar novamente sob perigo de minas devido as cheias". (Notícia, 28/03/00)


BM concede 25 milhões USD

O presidente do Banco Mundial, James Wolfenson, disse que cerca de 2.5 milhões USD serão disponibilizados imediatamente, para minimizar os efeitos dessas calamidades. O BM está a desenvolver acções urgentes para prestar assistência a Moçambique, face aos efeitos das cheias e do ciclone Eline.(Domingo, 27/02/00)


Portugal concede 2 milhões USD

O governo português vai conceder um auxílio a Moçambique de 2 milhões USD, para acções de apoio humanitário e reabilitação de infra-estruturas atingidas pelas intempéries no país. Actualmente, o executivo de Lisboa está a preparar o transporte de materiais de assistência de emergência para Moçambique.(Domingo, 27/02/00)


Cheias: 44 mil crianças afectadas

A OMS estima que entre as 220 mil pessoas desalojadas pelas cheias no país figuram 44 mil crianças com idade inferior a cinco anos e 11 220 mulheres grávidas, das quais 3400 esperam dar parto nos próximos três meses.

A OMS decidiu constituir uma equipa de peritos em saúde pública, epidemiologia, tratamento da malária, nutrição e saneamento, para prestar assistência ao país.(Notícias, 28/02/00)


Malária: 800 pessoas mortas em Nampula

A malária matou ao longo do ano passado, cerca de 800 pessoas, na província de Nampula, entre mais de 280 mil casos da mesma doença. Desde o início do presente ano, a mesma enfermidade já fez perecer 28 indivíduos dos 30 706 casos diagnosticados.

A maioria das mortes registou-se entre os doentes internados nos hospitais comparativamente aos que beneficiaram de tratamento ambulatório.(Notícias, 01/03/00)


Centros de acomodação: 100 casos de malária por dia

Cerca de 100 casos de malária e diarreias são, diariamente, atendidos nos centros de acomodação em Maputo. Neste momento, Maputo conta com dez centros de acomodação das vítimas das cheias, nos quais a Cruz Vermelha de Moçambique tem equipas de primeiros socorros.(Notícias, 01/03/00)


Líbia: 37 toneladas de produtos para socorro

Um avião líbio chegou a Maputo transportando cerca de 37 toneladas de produtos destinados às vítimas das cheias. O donativo, composto por produtos alimentares e roupa, é avaliado em cerca de 500 mil USD.

O embaixador da Líbia em Maputo, Aiad Wewsh, disse que O donativo faz parte do primeiro lote de ajuda que aquele país africano está a encaminhar para Moçambique. (Notícias, 1/03/00)


Zambézia: 4 milhões USD para Educação e Saúde

Quatro milhões de USD é o montante disponibilizado pelo UNICEF, para apoiar projectos de Educação e Saúde até ao ano 2001, na província da Zambézia. Parte do montante será aplicado em programas de Saúde, nomeadamente vacinações e no combate às doenças diarréicas.(Notícias, 28/02/00)


Pemba: Polícia detém falsificadores de moeda

A Polícia, em Pemba, deteve 4 indivíduos indiciados de falsificação de notas. Trata-se de um funcionário de uma empresa de prestação de serviços e de três estudantes, que a PIC disse serem criminosos confessos. Os falsificadores demonstraram na cadeia a impressão de notas com valor facial de 100 mil meticais.

Sérgio Cabral, considerado o mentor da ideia é técnico de informática da "Sycamore Service", empresa pertecente a um burundês. Segundo a polícia, os principais cabeças utilizavam terceiros para o escoamento da moeda, na aquisição de bebidas alcoólicas e pagamento de prostitutas.(Notícias, 01/03/00)


Projecto de latrinas fracassa em Angoche

O governo de Angoche, na província de Nampula, está desapontado com o fracasso do programa de construção de latrinas melhoradas, naquela parcela. Concebido no quadro dos esforços para melhorar as condições de saneamento, o projecto faliu devido ao hábito do fecalismo a céu aberto.

O projecto preconizava a construção de latrinas melhoradas para as cerca de 40 mil pessoas que habitam cinco bairros de Angoche, cujas condições de saneamento são críticas. O custo de cada latrina melhorada estava fixado em 100 mil meticais, metade do qual seria coberto pelo beneficiário e o remanescente pelo governo. (Notícias, 02/03/00)


Sul do país sem energia da HCB

A região sul de Moçambique está a consumir energia eléctrica fornecida pela empresa sul-africana ESKOM, em virtude da paralização do sistema normal de fornecimento de energia eléctrica pela Electricidade de Moçambique (EDM). A opção está a custar à EDM prejuízos mensais na ordem dos 900 mil USD.

Paralisação do sistema normal foi originada pela queda de duas torres de alta tensão na linha de transporte entre a HCB e a sub-estação conversora de Apolo, na África do sul. (Notícias, 04/03/00)


Fluxo no aeródromo de Inhambane é enorme

O aeródromo de Inhambane está a conhecer um movimento desusado de passageiros que pretendem embarcar nas avionetas das duas companhias aéreas que ali operam. Apesar do elevado custo de passagem, estimado em 1,2 milhão de meticais à procura da ligação Inhambane- Maputo e vice-versa é enorme. Este transtorno resulta da interrupção do trânsito rodoviário desde Fevereiro, devido aos cortes registados ao longo da estrada nacional no1. (Notícias, 04/03/00)


Quelimane: Município recusa obras da MOTA

O Conselho Municipal da Cidade de Quelimane (CMQ) recusa-se a receber da "MOTA e Companhia", as obras de reabiltação de 13 ruas e avenidas da urbe, devido a má qualidade. O CMQ continua a aguardar pela resposta da Administração Nacional de Estradas (ANE).

Financiadas pelo Banco Mundial, as obras são da responsabilidade da ANE. Contudo, justificação da MOTA é de que a fraca qualidade das obras resulta do alto nível freático nos pontos onde a degradação é bastante acentuada. (Notícias, 04/03/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar