NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 22 - 19 de Junho de 2000
 

INTERNACIONAL


 
RDCongo - Kinshasa ameça acabar com rebelião

O Alto Comando do Exército da RDCongo ameaçou aniquilar as forças da rebelião pró-ugandesa se estas não respeitarem o ultimato de Kinshasa. Esse ultimato impõe a evacuação de algumas posições dos rebeldes.

O MLC é dirigido por Jean Pierre Bemba e apoiado militarmente pelo Uganda. É um dos três movimentos rebeldes da RDCongo. Suas forças controlam uma parte da província do Equador e seu objectivo, segundo o governo, é tomar a cidade de Mbandaka, situada a 600 km de Kinshasa. (Notícias 15/06/00)


Zimbabwe - Depois das terras, "de olho" nas minas

Segundo o jornal "The Star" de Joanesburgo, o presidente Robert Mugabe disse que o seu governo vai nacionalizar o sector mineiro, logo que complete a redistribuição de terras. O jornal acrescenta que Mugabe disse que a sua intenção de confiscar a terra e as minas aos brancos visa fazer com que os negros sintam que "os recursos são seus."

Robert Mugabe desmentiu a notícia alegando que o que disse foi deturpado pelo jornal britânico "The Independent". Mugabe alega ter dito que o governo vai trabalhar com algumas multinacionais para lhes pedir que se abram a alguns empresários negros. (Notícias 16/06/00)


Angola - Marcha pela paz

As ruas de Luanda foram palco de uma marcha pela paz. Uma iniciativa do Comité Olímpico Angolano e da Federação das Associações Municipais e Locais de Luanda. A marcha que se estendeu a várias ruas da capital reuniu diversas Instituições e cidadãos. Todos com um lema comum: A paz definitiva em Angola. (Notícias 17/06/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar