NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 22 - 19 de Junho de 2000
 

SOCIEDADE


 
Moçambicano espancado na Alemanha

Um moçambicano faleceu após ter sido brutalmente espancado num parque da cidade de Dessau, na Alemanha. A vítima, Alberto Adriano, foi alvo de um ataque racista perpetrado por três individuos de 16, 17 e 25 anos. Os agressores foram logo detidos e justificaram o sucedido pelo "ódio aos estrangeiros".

As autoridades alemãs estão preocupadas com as inúmeras agressões racistas que se têm verificado ultimamente no país. O governo moçambicano e a Liga dos Direitos Humanos e Desenvolvimento já se manifestaram e repudiaram o ataque. Ambos exigem que seja feita justiça. (Notícias 15/06/00)


Novo salário mínimo ainda longe de ser pago

Moçambique continua a pagar um salário mínimo abaixo da média fixada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em cerca de 50 USD. O Secretário-Geral da Confederação dos Sindicatos Livres e Independentes de Moçambique, Jeremias Timane, responsabiliza o governo, empregadores, sindicatos e o parlamento pela situação.

O salário mínimo actual é de 450 mil meticais, cerca de 29 USD. Jeremias Timane acusa o governo de não facilitar as negociações para a revisão do mesmo. Recentemente, a Renamo avançou uma proposta de fixação do salário mínimo, que foi "chumbada" pela bancada da Frelimo. (Notícias 15/06/00)


Lançada Campanha contra abuso sexual de menores

Foi lançada em Moamba, província de Maputo, uma campanha contra o abuso sexual de menores. A iniciativa é promovida pelo movimento "Juntos por uma criança feliz" e enquandra-se nas celebrações do Dia Mundial da Criança Africana.

A campanha vai desenvolver actividades com vista a defesa dos direitos da criança. O movimento conta ainda com o apoio de professores e educadores. (Notícias 16/06/00)


Mais de 60 mil armas de fogo destruídas

O Conselho Cristão de Moçambique (CCM), através do seu Programa de Transformação de Armas em Enxadas (TAE), recolheu e destruíu, nos últimos cinco anos, mais de 60 mil armas de fogo. Essas armas foram recolhidas nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Zambézia em troca de tractores, máquinas de costura, bicicletas e outros artigos.

Segundo Lucas Amosse, Secretário-Geral do CCM, a maior parte dos esconderijos de armas foi encontrada em Maputo. Pevê-se que o TAE termine este ano. (Notícias 17/06/00)


EUA mantém apoio às vítimas das cheias

O Secretário do Tesouro dos EUA, Lawrence Summers, de visita a Moçambique, reafirmou o apoio do seu país às vítimas das cheias. Esse apoi se entende a outros interesses dos EUA em África tais como a boa governação, luta contra a corrupção, aplicação de leis e respostas mais eficazes ao HIV/SIDA.

Summers trouxe consigo uma delegação de empresários, interessados em investir face a abrtura economia de mercado em África. (Notícias 17/06/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar