NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 24 - 03 de Julho de 2000
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Possível liberalização do preço do algodão

O governo moçambicano decidiu realizar um estudo sobre a liberalização dos preços do algodão ao produtor, devido à queda de cotação do produto no mercado internacional.

Os baixos preços praticados no mercado internacional e o preço de 2 500 meticais/kg pago aos camponês têm os desmotivado do cultivo de algodão. O algodão é um dos principais produtos de exportação. A taxa de desistência dos camponeses desta cultura chega a atingir os 50%.

Perante esta situação, que é ainda agravada pela quebra de produção na presente época, o governo propôs a liberalização imediata do preço. No entanto as empresas de fomento defendem a necessidade da criação prévia de regras sobre o funcionamento do sector. (Notícias 30/06/00)


Moçambique com baixo índice "per capita"

Moçambique continua a ser um dos países que regista os mais baixos rendimentos per capita do mundo. O Produto Nacional Bruto per capita caiu para 80 a 90 dólares e os índices de pobreza continuam elevados, em cerca de 70%.

Segundo Mário Machungo, presidente do Banco Internacional de Moçambique, é a má utilização de infra-estruturas que prejudica a expansão dos sectores da Saúde, Educação, Transportes e Comunicações (...) e a estabilização da produção agro-pecuária. (Notícias 30/06/00)


GRATUITO

COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?

Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz
com o "subject": LICENCIAMENTO COMERCIAL


Petróleo ao longo da costa moçambicana

O governo moçambicano acredita que existe petróleo ao longo da costa, sobretudo nas regiões compreendidas entre as províncias de Gaza, no sul do país e Zambézia, no centro. Segundo o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Castigo Langa, o governo lançou novos concursos para a exploração de 14 novos blocos localizados nas referidas áreas. (Notícias 01/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar