NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 24 - 03 de Julho de 2000
 

INTERNACIONAL


 
CPLP - Mário Soares critica

O ex-presidente de Portugal, Mário Soares, classificou como "desastrosa" a falta de meios e de vontade política com que se debate a CPLP. "Culpo antes de mais o governo português pela situação, mas o brasileiro também não está isento de culpas, até porque não dá a atenção necessária ao organismo".

Soares frisou que a esperança da CPLP reside agora na nomeação de um político experiente e com qualidade que espera ser feita pelo governo brasileiro. (Notícias 30/06/00)


Zimbabwe - Deputados da ZANU-FP querem abandono de Mugabe

Segundo o "The Financial Gazette", deputados e líderes provinciais da ZANU-FP, partido no poder no Zimbabwe, desejam que Robert Mugabe abandone a liderança do partido e seja substituído por um político mais jovem. Aquele jornal vai mais longe e diz que 8 dos 62 novos deputados da ZANU-FP, em anonimato, disseram que farão pressões no Parlamento para que Mugabe deixe a liderança.

Ajuntaram que caso Mugabe recuse reformas no partido, votarão a favor do MDC. As eleições legislativas, realizadas no último fim-de-semana, foram as primeiras desde 1980. A ZANU-FP obteve 62 assentos no Parlamento para além dos 30 designados directamente pelo presidente e o MDC 58.

Várias instituições financeiras internacionais, incluindo o FMI e o Banco Mundial, suspenderam a sua ajuda ao governo de Harare. Elas acusam o governo de Mugabe de má gestão, corrupção, intervenção militar na RDCongo e atrasos no pagamento de empréstimos. (Notícias 30/06/00)


RDCongo - Museveni e Kagamé juntos pela paz

Os presidentes ugandês e ruandês vão voltar uma vez mais a tentar ultrapassar as divergências numa cimeira em Kampala. O encontro acontece depois dos últimos confrontos entre os exércitos dos dois países em Kisangani, a terceira cidade da RDCongo.

Existe um grande optimismo quanto ao encontro. Diz-se que o mesmo "durará o tempo que for necessário" para pôr fim ao conflito. Divergências ocorridas entre 5 e 11 de Junho passado em Kisangani, RDCongo, provocaram a morte de mais de 600 pessoas e o ferimento de cerca de 3 mil. (Notícias 01/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar