NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 24 - 03 de Julho de 2000
 

POLÍTICA


Moçambique: 25 anos independente

Moçambique celebrou no passado dia 25 de Junho, Bodas de Prata da Independência Nacional. Uma festa nacional marcou o dia. O presidente, Joaquim Chissano, dirigiu-se à nação. Considerou a unidade nacional um imperativo para a reconstrução pátria.

Falou do que foram estes 25 anos, anos de prosperidade e desenvolvimento e mostrou preocupação pela evolução do vírus da SIDA. Chissano considerou que esta doença pode comprometer o desenvolvimento do país. e como tal é necessário envolver todos as forças para o seu combate. (Notícias, 26/06/00)


Renamo-UE não quer membros seus na nova CNE

O grupo parlamentar da Renamo-União Eleitoral revelou que não vai indicar nenhum elemento para integrar a nova Comissão Nacional de eleições (CNE), a ser criada a 26 de Julho próximo, durante a primeira sessão extraordinária do Parlamento (AR).

Segundo o Chefe de bancada, Ossufo Quitine, esta posição surge como protesto à decisão assumida pela Comissão Permanente da AR de não aceitar na agenda de trabalhos pontos referentes à revisão da Lei Eleitoral e à legislação sobre as autarquias locais.

A Renamo-UE pretende que alguns artigos da Lei Eleitoral sejam alterados e que o STAE, Secretariado Técnico de Administração Eleitoral deixe de ter dupla subordinação, para com a CNE e o Ministério de Administração Estatal. (Notícias 30/06/00)


Frelimo quer alterar Lei Eleitoral

A bancada parlamentar da Frelimo afirma que pretende rever a lei eleitoral. Como tal defende a criação de uma comissão "ad hoc" da Assembleia da República para proceder ao levantamento dos pontos que carecem de alteração.

Esta informação foi revelado em resposta às declarações dos deputados da Renamo-UE, segundo as quais a Frelimo nega-se a proceder alteração dos dois pacotes legais. (Notícias 01/07/00)


"Confusão" no PANAOC

Membros do partido PANAOC estão a orquestrar um plano para afastar Armando Siweia da liderança da organização. Siweia é acusado de extorsão de bens do partido e desvio de mais de 300 milhões de meticais.

Uma comissão foi criada para instar o presidente do partido a justificar a utilização dos bens e a demitir-se das suas funções. (Notícias 01/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar