NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 24 - 03 de Julho de 2000
 

SOCIEDADE


 
60 mil pessoas isoladas em Gaza

Perto de 60 mil pessoas ainda permanecem em situação de isolamento no norte do distrito de Chibuto, província de Gaza. A situação dura desde Fevereiro último, altura do início das cheias, e está a criar dificuldades na assistência à população.

Face a esta situação o governo mobilizou empresas de construção e manutenção de estradas para, a partir do início deste mês, executarem obras de melhoramento da estrada Chibuto-Caniçado, no Guijá, e a outros acessos. (Notícias 01/07/00)


Nampula subsidia alimentos

Três distritos da província de Nampula, nomeadamente Monapo, Ilha de Moçambique e Nacala Velha, lançaram um programa de subsídio de alimentos. A iniciativa tem como objectivo ajudar as pessoas desfavorecidas, mães grávidas, idosos e crianças desnutridas. O apoio é da Direcção Provincial da Mulher e Coordenação da Acção Social e prevê abranger outras regiões da província. (Notícias 30/06/00)


Governo e sindicatos discutem salário mínimo

O governo, sindicatos e empregadores têm vindo a realizar uma série de encontros bilaterais com vista a um consenso no reajustamento do salário mínimo. O movimento sindical propõem o reajuste do actual salário, fixado em 453 mil meticais, em 45% contra a proposta dos empregadores que varia entre 0,2 e 4,2%.

O ministro do Trabalho, Mário Sevene, que encabeça a missão do governo na Comissão Consultiva de Trabalho, disse que o governo está interessado em resolver o problema do salário mínimo o mais rápido possível. (Notícias 01/07/00)


Sistema prisional em revisão

Os reclusos dos diversos estabelecimentos prisionais do país poderão dentro em breve estar envolvidos em actividades dentro e fora das cadeias. Assim, poderão ser solicitados a realizar trabalhos comunitários tais como limpeza e saneamento das cidades, de forma a mantê-los ocupados.

Trata-se de uma das propostas avançadas, no seminário nacional denominado "Repensar o Sistema Prisional de Moçambique". A ideia prevê a contratação de reclusos por empresas interessadas em mão-de- obra barata.

No seminário foram ainda debatidos o atendimento sanitário e acções de formação profissional e de ensino ao recluso, tendo em vista a sua recuperação e reinserção social. (Notícias 30/06/00)


Cidadãos enfurecidos com a "Crown Agents"

A actuação da empresa britânica de gestão das Alfândegas, Crown Agents, é contestada pelos cidadãos. São inúmeras as queixas de violação de privacidade domiciliária, com buscas e apreensões de bens e valores monetários.

No passado dia 13 de Junho, ás 6 horas da manhã, cerca de 12 homens comandados por um inglês invadiram a casa de Fernando Magno alegadamente à procura de uma viatura furtada na África do Sul.

Na residência apenas de encontravam a esposa, a empregada e um bebé recém-nascido, na altura com 4 dias. Os homens, sem mandato de busca, revistaram tudo até o berço do bebé. Confiscaram documentos, 80 mil USD e 200 milhões de meticais.

A família ficou chocada pois, para além de se declarar inocente não percebe como é possível sem comunicação prévia ver o seu lar invadido. A Crown Agents ainda não se pronunciou sobre o assunto. Diz estar à espera da divulgação de um comunicado oficial sobre a legalidade ou não das actividades por si realizadas. (Savana 30/06/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar