NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 25 - 10 de Julho 2000
 

CULTURA


 
Matusse lança livro sobre artes dramáticas

Renato Matusse lançou em Maputo a obra "Passado, Funções e Desenvolvimento de Artes Dramáticas na SADC". O livro de Matusse discute os vários aspectos das artes dramáticas, tomando em conta o papel dos que têm a missão de facilitar, promover e apoiar o desenvolvimento das artes e da cultura na SADC.

Esta obra, que também foi lançada no Botswana, é enriquecida pelas várias contribuições de académicos, administradores de arte e cultura, dramaturgos e artistas. (Notícias, 07/07/00)


Golo conquista mais troféus

A agência moçambicana de publicidade Golo conquistou cinco troféus no I Festival Internacional de Publicidade da Figueira da Foz. Participaram no concurso empresas de Moçambique, Portugal, Brasil e Angola. A Golo traz para o país dois sinos de prata, três sinos de bronze, duas menções honrosas e oito anúncios finalistas na shortlist. É a primeira vez que uma empresa moçambiqcana ganha concurso do género.

Os trabalhos da Golo premiados são: "Actores" para a Cruz Vermelha, "Txova" para a LAM, "Curandeiro" para a CNE, "Chela" para a Shell e "Geração" para a Mabor. As menções honrosas foram para os trabalhos "Mafuza", "Tribunal"e "Pegadas". (Notícias, 05/07/00)


Filmes moçambicanos em Zanzibar

Zanzibar assistiu as duas contribuições moçambicanas exibidas no festival que ali decorre. Os filmes moçambicanos exibidos no Zanzibar Festival Film são "Muhipiti Alima" e "Ilha de Moçambique - Encontro de Culturas", ambos produzidos pela Prosaste e assinados por Sol Carvalho.

As duas obras abordam a vida da Ilha de Moçambique. "Muhipiti Alima", produzido em 1999, é um filme baseado na história de uma mulher analfabeta que entra em contradição com o seu marido devido ao desejo de estudar. Refira- se que, a Companhia Nacional de Canto e Dança também apresentou em Zanzibar a peça "Mistérios do Índico".(Notícias, 07/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar