NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 25 - 10 de Julho 2000
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
ProConsumers pode trocar informações especializadas

A ProConsumers, uma organização moçambicana de estudo e defesa do consumidor, acaba de entrar na rede internacional de informação especializada sobre a área. Trata-se de informações nas áreas que interessam o consumidor, em áreas como saúde, medicamentos, justiça dos consumidores, publicidade, entre outras.

Moçambique passará a beneficiar de pacotes informativos que circulam no mundo sob os auspícios da ProConsumers Internacional. Esta oportunidade surge na sequência de um Workshop havido no Senegal com o suporte técnico de uma associação de defesa de consumidores na Austrália. (Notícias, 05/07/00)


Governo privatiza Estoril

O governo da província de Sofala e consórcio sul-africano/zimbabweano ECODELTA, assinaram um contrato de entrega da Organização de Turismo Estoril àquele grupo. Este grupo funcionará em "Joint Venture" com o Conselho Municipal da Beira que detém algumas acções daquela unidade turístico/hoteleira.

A medida vai poderá pôr termo ao prolongado litígio entre os trabalhadores do Estoril e o governo, devido a paralisação daquela unidade turístico-hoteleira. (Notícias, 05/07/00)


GRATUITO
COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?
Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz com o "subject":
LICENCIAMENTO COMERCIAL

CFM sofre prejuízo de 7.5 milhões

Os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM-EP) registaram, nos últimos cinco meses, um prejuízo acima de 7.5 milhões USD com a inoperacionalidade da linha de Limpopo. Com vista a reverter a situação aquela empresa iniciou trabalhos de reabilitação de emergência, esperando-se que a linha se torne transitável até Setembro próximo.

Esta linha, que liga Moçambique ao Zimbabwe, é uma das principais vias de importação e exportações dos países do "hinterland". Tem uma extensão de 534 Km, dos quais 224 foram afectados pelas cheias. Ao todo, os CFM necessitam de 57 milhões USD para o programa de reconstrução pós emergência. (Notícias, 08/07/00)


Horst Kohler escalou Maputo

Horst Kohler, director-geral do FMI, visitou Moçambique. Reunido com o governo, Kohler disse que a luta pela estabilização macroeconómica já criou condições para a redução da pobreza absoluta e para o aumento de rendimentos.

Em Maputo, Kohler participou na reunião do Grupo África I do FMI e do Banco Mundial. O encontro, que contou com a participação de 21 ministros das finanças de diversos países africanos, tinha como objectivo mostrar o que África pretende da nova direcção do FMI. (Notícias, 07/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar