NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 25 - 10 de Julho 2000
 

INTERNACIONAL


 
Zimbabwe - Mugabe apela à unidade nacional

Numa cerimónia religiosa, o presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, apelou à preservação da unidade do seu povo. Na cerimónia, alusiva ao primeiro aniversário da morte do vice-presidente, Joshua Nkomo, Mugabe disse que tal unidade foi alcançada em 1987. Naquele ano foi alcançado um entendimento entre a ZANU-FP de Mugabe e a ZAPU de Nkomo.

Robert Mugabe, cujo partido foi derrotado na Matabelelândia, bastião da ZAPU, nas legislativas do mês passado, acusou o MDC e alguns líderes religiosos de promoverem a divisão. (Notícias, 4/07/00)


Zimbabwe - Mugabe não conta com a oposição

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, anunciou que não irá incluir membros do MDC, partido da oposição, no futuro governo, apesar dos recentes resultados eleitorais. Mugabe, acusa o partido rival de ser financiado pelos fazendeiros brancos e pela Grã-Bretanha. A ZANU-FP, de Robert Mugabe, obteve 67 assentos no parlamento contra 57 alcançados pelo MDC.

Contudo, Mugabe tem o direito de nomear directamente 30 deputados, o que leverá a ZANU-FP a manter uma maioria confortável. Entretanto, não tem possibilidade de aprovar emendas à Constituição porque está abaixo dos dois terços necessários para o efeito. (Notícias, 03/07/00)


Angola - Peter Hain apoia a guerra

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Comonwealth, Peter Hain, manifestou-se favorável à opção militar do governo angolano para acabar com a guerra no país. Segundo Hain, as Forças Armadas Angolanas (FAA) conseguiram alguns êxitos para poder derrotar a UNITA-militar.

Acrescentou que o governo angolano encontrou dificuldades em negociar com o líder da UNITA, porque todas as vezes não cumpriu com os acordos. Entretanto as FAA após libertarem 92% dos municípios, ora ocupados pela UNITA, preparam-se para a guerrilha pois a guerra convencional já não é aplicável. (Notícias, 05/07/00)


Guiné Bissau - Caetano Ntchama está tranquilo

O Primeiro Ministro da Guiné-Bissau, Caetano Ntchamá, sustenta que não existem condições militares, nem políticas, para um levantamento militar. Ntchamá fez saber que no país há um poder único que resultou de eleições. Ajuntou que o brigadeiro Ansumane Mané está a exigir apenas que os militares regressem aos quartéis de forma digna. (Notícias, 03/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar