NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 25 - 10 de Julho 2000
 

POLÍTICA


Chissano exonera Procurador-Geral e companhia

O presidente Joaquim Chissano exonerou dos respectivos cargos o procurador-geral da República (PGR), Paulo Namburete, e seis dos seus adjuntos. Para a substituição de Namburete Chissano nomeou Joaquim Madeira. A exoneração de Namburete e equipa segue-se à suspensão do procurador-adjunto, Afonso Natunes.

Este foi suspenso após questionar publicamente o funcionamento da Procuradoria em relação ao desfalque no BCM de 144 biliões de meticais (12 milhões USD naquela altura). A medida do PR foi recebida com muito satisfação na imprensa nacional. (Notícias, SAVANA e NoTMoC, 4 e 5/07/00)


Na Renamo: Raul Domingos está suspenso

Raul Domingos, quadro sénior da Renamo-UE, foi suspenso de todas a funções políticas pelo Conselho Nacional do seu partido. A suspensão surge na sequência da "revelação" de Chissano, segundo a qual Raul Domingos teria solicitado dinheiro à Frelimo, em troca do reconhecimento pela Renamo dos resultados das eleições de 1999.

Domingos ficará suspenso até se apurar a veracidade dos factos em torno das negociações entre a Frelimo e a Renamo, com vista a superar as divergências em torno dos resultados eleitorais.

Segundo a Renamo, Chissano disse que Raul Domingos pediu 10 mil USD/mês de vencimento para Dhlakama, 1 milhão USD para a Renamo e 500 mil USD para ele resolver seus problemas pessoais. Raul Domingos foi negociador chefe da Renamo durante as negociações de Roma que levaram a paz para Moçambique.(Notícias, 08/07/00)


Renamo está disposta a cooperar

A Renamo-UE em Nampula manifestou o desejo de colaborar com o executivo local nos programas de desenvolvimento, não obstante reafirmar o seu não reconhecimento ao governo. A Renamo-UE em Nampula nega que seus elementos estejam a perturbar a execução dos programas do governo na província.

Entretanto, na Ilha de Moçambique a Renamo-UE é acusada de estar a coagir a população para não pagar impostos, promovendo acções de desobediência e desinformação. (Notícias, 05/07/00)


Dhlakama reafirma desejo de preservar a paz

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, defendeu em Maputo a preservação da paz no país e o diálogo, como forma de resolução dos problemas nacionais. Dhlakama fez este pronunciamento na abertura do Conselho Nacional do seu partido. Entretanto, disse que a Renamo não sabe como é que "vai continuar a manter a tolerância e acalmar os ânimos da população que procura rebelar-se ". (Notícias, 05/07/00)


Frelimo já tem propostas para a CNE

A Frelimo já divulgou os nomes dos 8 indivíduos que pretende que façam parte da nova Comissão Nacional de Eleições (CNE), cuja constituição terá lugar no próximo dia 26 de Julho, no Parlamento. Dentre os 8 indivíduos consta Jamisse Taímo, presidente da última CNE, que poderá ser proposto à presidência.

Com a indicação destes nomes a bancada parlamentar da Frelimo opta por manter grande parte dos membros da anterior CNE. A CNE é constituída por 17 elementos, 15 do quais indicados pelos partidos com assento no parlamento e dois pelo governo. Entretanto, a Renamo-UE já avisou que não vai ocupar as 7 vagas a que tem direito na CNE. (Notícias, 03/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar