NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 25 - 10 de Julho 2000
 

SOCIEDADE


 
PMA precisa de 10.7 milhões USD para emergência

O Programa Mundial de Alimentação (PMA) precisa urgentemente de 10.7 milhões USD para reparar estradas e distribuir alimentos às vítimas das cheias. O PMA prevê reparar 500 quilómetros de estrada, obras avaliadas em 3,2 milhões USD, dos quais 1.4 milhão USD já foi alocado pela Itália.

Enquanto se espera pela reposição das rodovias, estão a ser planeadas diversas alternativas, entre as quais a alocação dos produtos através do caminho de ferro, via Zimbabwe. Nos diversos centros de acomodação existem ainda cerca de 10 mil pessoas. (Notícias, 05/07/00)


A avioneta da ENH terá se despenhado no mar

Está posta de lado a hipótese de a avioneta da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), desaparecida a 16 de Junho passado, ter se despenhado em terra. Segundo as autoridades aeronáuticas moçambicanas, as buscas da aeronave King-Air 2000, com a matrícula C9 ENH, estão a decorrer no mar dado que já em terra não há vestígios.

O comandante João Paulo, que pilotava a aludida avioneta, encontrava-se sozinho a bordo. O piloto deveria aterrar em Maputo às 12.25 horas do dia 16 de Junho, após partir do aeroporto do Rand, África do Sul, as 10.20 horas. (Notícias, 05/07/00)


AEP doa produtos à Cáritas

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) entregou à Caritas de Moçambique, em Maputo, os primeiros 4 dos 20 contentores de materiais e produtos diversos destinados às vítimas das cheias.

O donativo português é constituído por roupa, calçado, mobiliário, artigos domésticos, material para habitação e de escritório, ferramentas e alfaias agrícolas, num total de 380 toneladas. (Notícias, 05/07/00)


Em Maputo: Nova estratégia contra a SIDA

Cerca de 500 transportadores semi-colectivos de passageiros em Maputo aderiram à campanha de luta contra o HIV/SIDA. Estes ntransportadores servem-se de veículos para a divulgação da mensagem de luta contra a SIDA. O programa de longo prazo, foi concebido pelo Ministério da Saúde e está ser executado pelos transportadores de Maputo desde finais de Junho.

Os transportadores semi-colectivos estão em contacto permanente com a população o que facilita uma abordagem maior sobre o HIV/SIDA e doenças sexualmente transmissíveis. Do material de sensibilização destacam-se camisetes, bonés cartazes autocolantes afixados nos carros. (Notícias, 05/07/00)


INSS já gastou 7 biliões MZM

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) gastou, durante os primeiros três meses do presente ano, 7 biliões de meticais (MZM) em programas de protecção social. No ano passado o INSS tinha como meta, na arrecadação das contribuições dos trabalhadores, atingir os 126 biliões MZM mas conseguiu 127 biliões.

Globalmente aquele instituto devia arrecadar 130 biliões MZM tendo portanto superado esta cifra ao conseguir arrecadar 133 biliões. Até ao momento o INSS tem inscritas, cerca de 9 mil empresas, representando um universo aproximado de 300 mil trabalhadores no activo e cerca de 6 mil pensionistas. (Notícias, 05/07/00)


Duas contas bancárias para Rosita

Rosita, bebé que nasceu em cima de uma árvore aquando das cheias, tem duas contas bancárias de um e 20 milhões de meticais, respectivamente. A abertura dessas contas resulta duma ordem do presidente Joaquim Chissano, no sentido de o governo prestar assistência à criança até o seu ingresso no ensino superior.

As duas contas foram abertas no Banco Austral, sendo que a de 20 milhões está depositada a prazo e a de um milhão está à disposição de qualquer um que esteja interessado em ajudar o crescimento da Rosita. (Notícias, 08/07/00)


PRM e SAP destroem 309 592 armas

A Polícia de Moçambique (PRM) em colaboração com a Polícia sul- africana (SAP) destruiu 358 armas de fogo recolhidas em 15 esconderijos localizados nas três províncias do sul do país. Para esta operação foram mobilizados 30 homens, uma avioneta, um helicóptero, entre outro equipamento.

Refira-se que aquelas unidades policiais destruíram, entre 1995 e 1999, 309 592 armas de fogo provenientes da guerra dos 16 anos em Moçambique. (Notícias, 03/07/00)


Restos mortais de Adriano chegam ao país

Os restos mortais de Alberto Adriano, moçambicano vítima de um ataque xenófobo ocorrido em Junho na Alemanha, chegaram ao país onde serão sepultados. As despesas de transladação dos mesmos foram custeadas pelo governo alemão.

Neste momento, os três acusados e confessos estão encarcerados. A sociedade civil moçambicana e associações dos direitos humanos do país exigem uma punição que sirva de correctivo e desencoraje outras práticas de género. (Notícias, 03/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar