NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 27 - 24 de Julho de 2000
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
SINDICATOS CONVOCAM GREVE GERAL

O movimento sindical moçambicano convocou uma greve geral no país a desencadear-se nos dias 26, 27 e 28 de Julho em curso, com o objectivo de pressionar o Governo a reconsiderar a sua posição quanto ao reajustamento do salário mínimo na ordem de 16%, deliberado pelo Conselho de Ministros. A paralisação laboral não vai abranger os serviços mínimos indispensáveis à satisfação das necessidades da sociedade.

Este é o início de uma série de greves a serem convocadas até que o Governo decida por um salário adequado ao actual contexto económico e social dos trabalhadores. A convocação da greve segue-se ao impasse havido nas negociações entre os sindicatos e os empregadores que levou a que o Governo decidisse por um aumento de 16% contra os 30% defendidos pelos sindicados e 11% defendidos pelos empregadores. (Notícias, 21/07/00)
 


... E GOVERNO TENTA PARAR A GREVE

O Governo está a envidar esforços no sentido de evitar a greve geral convocada pelos sindicatos, numa altura em que estes estão a acertar os últimos pormenores para a paralisação agendada para os dias 26, 27 e 28 de Julho em curso. Os sindicatos afirmam que ainda estão abertos ao diálogo, mas fazem saber que não vão aceitar nenhum aumento abaixo dos 30%.

A greve consistirá na abstenção dos trabalhadores de se apresentarem nos seus postos de trabalho e não haverá qualquer tipo de manifestação pública, medida que visa evitar a acção dos oportunistas e vandalistas que possam manchar o protesto dos trabalhadores. (Notícias, 22/07/00)
 


YPO DOA 164 MIL USD PARA MOÇAMBIQUE

Homens de negócios congregados na organização Young Presidents Organization (YPO) entregaram ao Presidente Joaquim Chissano, em Maputo, 164 mil USD em apoio ao projecto de reconstrução de Moçambique, na sequência das cheias.

Representantes daquele organismo que se inteiraram da situação de Moçambique quando participavam na conferência sobre o SIDA, decorrida na África do Sul, mobilizaram-se e constituiram a comissão que se deslocou a Maputo para entregar o seu apoio, contribuição que será gerida pela Organização Não Governamental PROFAMILIA. (Notícias, 21/07/00)
 


CE QUER MAIS MELHORIAS NA GESTÃO DE FUNDOS

Javier Puyel, representante da Comissão Europeia em Moçambique (CE), considera que o sistema de gestão orçamental no país ainda tem que melhorar muito, adiantando que a CE já tem um projecto de apoio ao Ministério do Plano e Finanças, com vista ao melhoramento do sistema de gestão dos fundos públicos.

Nos primeiros cinco meses do corrente ano, a CE fez pagamentos avaliados em 40 milhões USD para o Orçamento Geral do Estado, mas até ao fim do ano poderá injectar 150 milhões USD. (Notícias, 21/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page da NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar