NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 27 - 24 de Julho de 2000
 

INTERNACIONAL


 
ZIMBABWE - MUGABE NOMEIA NOVO GOVERNO

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, anunciou o novo Governo do qual não consta nenhum membro do MDC, o maior partido da oposição. O novo Governo, formado na sequência das eleições legislativas de Junho, ganhas pelo seu partido ZANU-FP, é composto por 17 ministros e 2 chefes de departamento, dos quais não consta Chenjerai "Hitler" Hunzvi, o que provoca os descontentamento dos negros antigos combatentes por não se considerarem devidamente representados no Governo e o temor dos brancos. Simba Makoni, que já foi Secretário Executivo da SADC, foi nomeado Ministro das Finanças.

Nas últimas legislativas a ZANU-FP obteve 62 lugares, aos quais se vêm juntar os 30 deputados nomeados pelo Chefe de Estado, num parlamento de 150 lugares. A oposição obteve 58 lugares, 57 dos quais para o MDC. (Notícias, 17/07/00)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para notmoc@iris.co.mz para obter
informações sobre publicidade no NoTMoC

ZIMBABWE - DÓLAR ZIMBABWEANO PAGA ENERGIA IMPORTADA

O Zimbabwe vai duplicar as suas importações de electricidade da RDCongo que serão pagas em dólares Zimbabweanos, segundo um acordo entre a RDCongo e o Governo de Harare. O acordo permitirá ao Zimbabwe economizar um milhão USD/mês.

O Zimbabwe, que tem cerca de 11 000 soldados a combater contra a rebelião congolesa, enfrenta a pior crise económica de sempre e importa electricidade de Moçambique, África do Sul e da RDCongo. (Notícias, 17/07/00)
 


ANGOLA - GOVERNO ESTÁ ABERTO AO DIÁLOGO...

O Presidente do Parlamento angolano, Roberto de Almeida, reafirmou que o diálogo não está posto de lado em Angola, desde que não sejam novas negociações com a UNITA militarista. Para Roberto de Almeida, que defende que o Governo angolano nunca negou o diálogo, a saída para o conflito angolano está na aplicação do Protocolo de Lusaka.

Aquele Presidente disse que esse instrumento demorou dois anos a discutir, foi aplicado durante quatro anos, mas emperrou face à recusa da UNITA em cumprir com dois pontos dessa plataforma de paz, nomeadamente a entrega à administração central dos territórios que ocupava e a desmilitarização completa do seu movimento. (Notícias, 19/07/00)
 


... E UNITA DIZ QUE NÃO HÁ CONDIÇÕES PARA DIÁLOGO

Paulo Lukamba "Gato", Secretário Geral da UNITA, disse recentemente que não existem condições para negociar a paz em Angola. Numa mensagem dirigida aos secretários regionais da UNITA, Lukamaba "Gato" admitiu o "princípio universal de que todos os conflitos terminam em negociações" mas acrescentou que, no caso angolano, "os dados estão muito complicados". Gato é citado ainda a dizer que as negociações apenas poderão concretizar-se quando as forças da UNITA ultrapassarem "certos obstáculos", que não especificou. (Notícias, 20/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page da NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar