NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 27 - 24 de Julho de 2000
 

SOCIEDADE


 
MOÇAMBIQUE TEM MAIS UMA UNIVERSIDADE

Uma nova instituição de ensino superior abriu as portas na província de Nampula, norte de Moçambique. Denominada Universidade Mussa Bin Bique, essa instituição de ensino é islâmica e está a receber candidatos ao curso de Ciências Agrárias. O ingresso àquela universidade está aberto a todos os interessados que tenham concluído o nível médio, não obstante o seu carácter religioso. (Notícias, 17/07/00)
 


ROSITA ESTÁ NOS EUA

A criança que em Março deste ano nasceu em cima de uma árvore quando a mãe fugia das cheias está nos Estados Unidos da América (EUA), onde a sua mãe pretende atrair outra sensibilidade em termos de apoio para Moçambique.

A casa de Rosita no Chibuto ainda está por construir ao mesmo tempo que o Governo condiciona o gado e um campo para agricultura que serão entregues aos pais da menina para garantir o sustento da pequena. (Notícias, 17/07/00)
 


ISPU VAI FORMAR MAIS MULHERES

O Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) na cidade de Quelimane vai formar mais mulheres mercê do acordo assinado entre aquela instituição e a Embaixada dos Estados Unidos da América em Maputo. Assim os Estados Unidos vão custear as bolsas de estudo, na extensão do ISPU em Quelimane, desde que beneficiários preencham os requisitos necessários.

O acordo ora rubricado segue-se a um outro do género assinado entre o ISPU e a Fundação Para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), promovendo a formação de mais mulheres. (Notícias, 17/07/00)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para notmoc@iris.co.mz para obter
informações sobre publicidade no NoTMoC

SIDA MATA ACTIVISTA CONTRA A DOENÇA

O Presidente da associação Kindlemuka, uma ONG moçambicana que congrega indivíduos portadores de HIV/SIDA e sero-negativos, faleceu em Maputo vítima do SIDA. Salvador Mazive, membro fundador do Kindlemuka, foi o primeiro moçambicano a auto-declarar-se publicamente portador do vírus HIV/SIDA. Em vida, Salvador Mazive dirigia os destinos de cerca de 60 membros filiados à sua organização, entre portadores e não portadores do HIV/SIDA. A SIDA em Moçambique afecta 16% da população e é o principal causador da morte em África. (Notícias, 21/07/00)
 


FUNCIONÁRIOS DESVIAM 2 BILIÕES DE MZM EM INHAMBANE

Dois trabalhadores das direcções provinciais da Coordenação da Acção Ambiental e do Plano e Finanças estão detidos, indiciados de retirada fraudulenta de 2 biliões de meticais dos cofres de Estado em Inhambane.

A polícia disse que os dois indivíduos, para o referido saque, criaram empresas fictícias de construção civil, a favor das quais eram emitidos títulos para pagamento de supostas obras de reabilitação de infra-estruturas escolares. (Notícias, 22/07/00)
 


GRAÇA MACHEL PODERÁ DIRIGIR O ACNUR

Graça Machel é citada como provável sucessora da japonesa Sadako Ogata no cargo de Alto Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR), que cessa as funções a 31 de Dezembro próximo. Graça Machel, de 54 anos de idade, viúva do Presidente Samora Machel e actualmente esposa de Nélson Mandela, recebeu em 1995 a Medalha Nansen, instituída em memória do primeiro titular do ACNUR na era da Liga das Nações. Outros candidatos à sucessão de Ogata são o francês Bernard Kouchner e o brasileiro Sérgio Vieira Mello, que ocupa funções similares em Timor-Leste. (Notícias, 22/07/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page da NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar