NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 6 - 19 de Fevereiro de 2001
 

INTERNACIONAL


 
Zimbabwe - Harare ameaça expulsar missões estrangeiras do país

O Governo zimbabweano acusou a Dinamarca e a Suécia de apoio ilícito à oposição e a grupos civis, e lançou um aviso a estes países para que deixem de se intrometer nas suas políticas internas, pois caso contrário correm o risco de ser expulsos do país.

A Suécia informou ao executivo zimbabweano que vai reduzir em 45% a sua ajuda anual bilateral de 12,7 milhões de USD e que a diferença será canalizada para a oposição na preparação das eleições presidenciais de 2002. A Dinamarca decidiu congelar a ajuda ao Governo de Harare até depois das eleições presidenciais como forma de protesto contra a alegada perseguição de partidos da oposição e o não cumprimento da lei no caso das expropriações de terra. (Notíciais 15/02/01)


RDCongo -Ruanda, o único ausente em Lusaka

A primeira cimeira pós-Laurent Kabila, de pacificação da RDCongo, realizou-se sem a presença de alguns chefes de Estado envolvidos no conflito. O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, fez-se representar pelo seu Ministro da Defesa. O chefe de Estado ugandês também enviou um representante e o Ruanda optou pela ausência. Paul Kagamé, o Presidente ruandês afirmou duvidar da imparcialidade do hospedeiro da cimeira, Frederick Chiluba, o chefe de estado zambiano e principal mediador do conflito congolês.

Além do processo de paz, a cimeira de Lusaka discutiu o envio de uma força de fiscalização da ONU para o território congolês integrando 5537 "capacetes azuis".

Desde quarta-feira última que se encontra em Kinshasa um grupo de inspecção das Nações Unidas para fazer um balanço sobre a actual fase de preparação da Missão de observação da ONU na RDCongo (MONUC). Uma missão chefiada pelo General australiano, Tim Ford, e que se irá reunir com as autoridades locais e com os aliados de Kinshasa na guerra - Angola, Namíbia e Zimbabwe. (Notícias 16/02/01)


África do Sul - Portugueses desculpam-se por apoio ao "apartheid"

Dois conselheiros da comunidade portuguesa na África do Sul enviaram uma carta de desculpas ao Ministro da Segurança, Steve Tshwete, pelo apoio que cidadãos portugueses deram ao "apartheid". A carta dos comissários pede ainda que o Ministro os receba "para discutir esta matéria e formas de poderem ajudar o Governo a combater o crime".

Tony Saramago e o comendador Rudolfo Miranda, ambos membros do Conselho Permanente das Comunidades afirmam que " os portugueses e os falantes de português que vivem na África do Sul estão ali para ficar e estão dispostos a trabalhar com o novo Governo sul-africano na reconstrução da nação. (Notícias 16/02/01)


Cabo Verde - Arranca campanha para Presidenciais

Pedro Pires e Carlos Veiga iniciaram a campanha para a segunda volta das Eleições Presidenciais em Cabo Verde a disputar no próximo dia 25. Os dois candidatos mais votados na primeira volta do escrutínio têm uma semana para convencer o eleitorado.

Na primeira volta, Pedro Pires, apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), ficou à frente por apenas um ponto percentual de Carlos Veiga que tem o apoio do Movimento para a Democracia (MPD). (Notícias 16/02/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar