NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 6 - 19 de Fevereiro de 2001
 

SOCIEDADE


 
Cheias desalojam cinco mil pessoas em Tete

Na província de Tete, cerca de cinco mil pessoas foram evacuadas, até ao momento, para centros de acomodação abertos para vítimas das cheias, onde é prestada assistência sanitária e alimentar pelo Programa Mundial de Alimentação (PMA) e pelos Médicos Sem Fronteiras.

Em Mutarara, mais duas pessoas perderam a vida arrastadas pela força das águas. Com estas mortes, sobe para cinco o número de óbitos registados desde Domingo último. Segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), a situação em Mutarara é crítica. Foram alocados mais barcos e fuzileiros para apoiarem as operações de socorro. As fontes do INGC asseguram que há comida suficiente para as vitímas, para além de tendas, utensílios domésticos e cobertores. (Notícias 15/02/01)


Necessários 18 mil milhões de meticais para recuperar a Zambézia

Na província da Zambézia as necessidades para a emergência estão avaliadas em 18 biliões de meticais para cinco áreas definidas como prioritárias, nomeadamente assistência humanitária, água e saneamento, agricultura, saúde e infra-estruturas. Deste montante, já estão disponíveis 650 milhões de meticais que estão a ser aplicados na componente alimentar e combustíveis.

Segundo o delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades na Zambézia (INGC), Orlando Francisco, as inundações colocaram em situação de isolamento os postos administrativos de Chire, em Morrumbala, Nante, na Maganja da Costa, e Luabo, no Chinde. Mais de 40 mil agricultores foram afectados e cerca de 17 mil hectares de terra estão perdidos. (Notícias 15/02/01)


Reposta ponte sobre rio Inharrime

A ponte sobre o rio Inharrime reabriu ao tráfego. Os trabalhos de reabilitação recomendados pela Administração Nacional de Estradas (ANE) já terminaram. As obras consistiram no levantamento da estrutura metálica para uma altura de um metro de superfície, de forma a conferir mais espaço para a realização de trabalhos adicionais que se impõem naquela ponte, localizada ao longo da Estrada Nacional nº 1. A reabilitação completa e definitiva da ponte deverá terminar em finais do próximo mês de Março. (Notícias 16/02/01)


Passaram 90 dias e ainda não se sabe quem matou Carlos Cardoso

FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Acidente de viação faz 13 mortos e 23 feridos

Treze pessoas perderam a vida e outras 23 contraíram ferimentos, quatro das quais em estado grave, em resultado de uma colisão entre uma carrinha de transporte semicolectivo de passageiros, vulgo "chapa", e um autocarro dos Transportes Públicos de Maputo (TPM), na Machava, cidade de Maputo. Testemunhas oculares disseram que o motorista do semicolectivo decidiu ultrapassar um outro veículo, numa altura em que o autocarro dos TPM vinha em sentido contrário. (Notícias 13/02/01)


Cólera diminui em Maputo

O número de casos de cólera na cidade de Maputo está a diminuir. Na última semana, a média de doentes internados, por dia, no Centro de Tratamento da Doença (CTC) desceu de 12 para 9. As autoridades de Saúde estão satisfeitas e consideram o trabalho de sensibillização contra a doença positivo.

Desde o princípio do ano, a cólera já causou o internamento de 781 doentes no CTC de Mavalane, com doentes vindos maioritariamente do Bairro da Maxaquene. (Notícias 14/02/01)


Delegado da RTP escapa a tentativa de assalto à mão armada

O Delegado da Rádio Televisão Portuguesa - RTP em Moçambique, Fernando Gomes, foi vitíma de uma tentativa de assalto à mão armada. Gomes estava dentro do seu carro, parado num sinal vermelho, quando dois indivíduos se aproximaram, um deles com uma pistola "Makarov" na mão, tentando forçar a abertura das portas da frente da viatura.

Os assaltantes saíram de um "Audi" que parou nas traseiras do veículo de Gomes e que depois tentou barrar o carro do delegado da RTP. Nessa altura, um dos indivíduos, vendo que não conseguia abrir a porta disparou um tiro que se alojou na parte superior da porta do carro de Gomes, que entretanto arrancara. O caso já foi reportado às autoridades policiais. (Notícias 16/02/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar