NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 7 - 26 de Fevereiro de 2001
 

AGRICULTURA E PESCAS


 
Agricultores de Chókwè desesperados

Os agricultores de Chókwè, província de Gaza, severamente assolados pelas cheias do ano passado, estão desesperados devido à demora na afectação dos fundos destinados ao seu apoio, parte dos quais foi conseguida na conferência de Roma. Os agricultores insurgem-se ainda contra a imposição da banca que exige, para a cedência de crédito, a apresentação de garantias de reembolso a curto prazo.

O Governador da província, Rosário Mualeia, que se reuniu com aqueles operadores agrícolas, assegurou que o assunto vai, mais uma vez, ser apresentado ao Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, de forma a se encontrar uma solução. (Notícias, 20/02/01)


Algodão precisa de investigação e inovação

Tendo como exemplo o investimento que o Zimbabwe tem feito na investigação do algodão e na produção de novas variedades de sementes, que se reflectiu numa produção do sector familiar de uma média de 800 a 900 quilos de algodão por hectare, e na rentabilização de 40% de um quilograma de algodão caroço - a produção em Moçambique é de apenas 350 a 400 kg/ha e um quilograma de algodão caroço rende 33% - as empresas algodoeiras que operam no país consideram que o Governo deve investir na investigação e na produção de novas variedades de sementes "as variedades de semente usadas hoje são as mesmas que foram usadas antes de 1980".

Segundo Carlos Henrique, da LOMACO, as algodoeiras estão preparadas para participar junto com o Governo no financiamento da investigação, através de parte da taxa de exportação de algodão de 3,5% que pagam actualmente ao Estado. O algodão ocupa a terceira posição na lista das exportações, depois do camarão e do caju, envolvendo perto de 300 mil produtores familiares e cerca de 12 empresas que empregam cerca de dez mil trabalhadores. No corrente ano a produção poderá ultrapassar as 75 mil toneladas. (RM, Notícias, 21 e 19/02/01)


1500 cabeças para os afectados das cheias 2000

O Governo vai adquirir este ano, com financiamento do Fundo Africano para o Desenvolvimento, cerca de 1500 cabeças de gado bovino para repovoar as zonas afectadas pelas cheias do ano passado. Os animais, a adquirir na África do Sul ou Zimbabwe, serão distribuídos por algumas famílias camponesas nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Sofala.

A reabilitação do sector familiar, avaliada em 15 milhões USD, inclui ainda a compra de equipamentos de investigação. Cerca de 30 mil vacas foram dizimadas pelas cheias, havendo famílias que perderam a quase totalidade das suas criações. (Notícias, 24/02/01)


No Búzi: trinta famílias recebem tracção animal

A União Provincial de Camponeses em Sofala (UPCS) entregou, no distrito de Búzi, 90 cabeças para tracção animal a 30 famílias camponesas que perderam os seus animais em consequência das cheias do ano passado. Com a ajuda daqueles animais, espera-se que a actividade agrícola seja efectivamente reactivada naquele distrito.

Os Serviços de Pecuária irão prestar a assistência médica aos animais. Os camponeses beneficiados por esta iniciativa da OXFAM assumiram o compromisso de, em caso de cheias, evacuar os animais para locais seguros Antes de serem utilizados para tracção, os animais devem ser multiplicados por forma a servirem a outros camponeses. (Notícias, 23/02/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar