NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 7 - 26 de Fevereiro de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
LEM rubrica acordo com o Governo

O Governo e o Laboratório de Engenharia de Moçambique (LEM) assinaram, em Maputo, um contrato-programa ao abrigo do qual aquela entidade deverá fazer a inspecção das obras públicas construídas nos últimos quatro anos. A inspecção visa verificar a qualidade e estudar as patologias nos novos edifícios, bem como a monitorização da qualidade de pavimentação das estradas concluídas durante aquele período.

Para optimizar a capacidade técnica daquela instituição, o Governo disponibiliza 62 milhões de contos para três anos. É vocação do LEM garantir a investigação, a homologação e o controlo da qualidade no domínio da engenharia civil e dos materiais de construção, principalmente com relação às obras públicas. (Notícias, 19/02/01)


TDM emitiu empréstimo de 48 mil milhões MT

A Telecomunicações de Moçambique (TDM) tornou-se a primeira empresa pública a emitir um empréstimo obrigacionista no país, durante o período de subscrição que decorreu entre os dias 5 e 16 de Fevereiro. A emissão foi de 48 mil milhões de meticais (MT) e uma maturidade de três anos, com o pagamento de juros semestrais.

O empréstimo irá vencer juros à taxa média ponderada pela maturidade e pelos montantes das últimas seis emissões de Bilhetes de Tesouro a prazos superiores a 60 dias, à qual se adiciona um "spread" de 3%. A operação foi estruturada pelo Banco Standard Totta de Moçambique. (Notícias, 24/02/01)


Suíça apoia Ministério da Saúde

Os governos de Moçambique e da Suíça rubricaram em Maputo um acordo que institui apoio ao Ministério da Saúde, para os próximos três anos. O acordo prevê o desembolso de 16,850 milhões de francos suíços destinados ao financiamento dos gastos das direcções provinciais de Saúde e aos órgãos do MISAU na aquisição de medicamentos, material médico/cirúrgico, regentes de laboratório e pensos.

Os financiamentos serão adicionados aos fundos disponibilizados por outros parceiros de cooperação, em fundos comuns. A Suíça fez saber que tem ainda disponíveis cerca de 3750 milhões de francos suíços para o financiamento da assistência técnica a Moçambique. (Notícias, 24/02/01)


Pemba acolheu a II Conferência de Desenvolvimento

A cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, acolheu a II Conferência de Desenvolvimento da província (CDCD), que custou cerca de 150 mil USD e contou com a participação de 300 delegados nacionais estrangeiros. A Conferência delineou a operacionalização do seu plano estratégico através de elaboração de um programa de actividades com definição de metas e responsabilização por sectores, sobretudo aqueles que dizem respeito às acções ligadas ao Estado.

Para a implementação do plano estão já assegurados mil milhões USD. O Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi comprometeu-se a fazer uso das suas competências para procurar melhor organização e aperfeiçoamento das instituições do Aparelho de Estado, eliminando a burocracia e irredutibilidade da função pública. (Notícias, 24/02/01)


SADC vai suprimir vistos para turistas

Segundo recomendou o comité da SADC para o turismo, os países da região vão suprimir vistos para os turistas idos dos principais países fornecedores de visitantes. O comité considera que este aligeiramento das formalidades deverá ser iniciado pelos países da SADC sem pedido de contrapartida sobre os vistos com destino aos países envolvidos.

O turismo é o sector com maior potencial para a criação de emprego e fornecimento de divisas à região. De início serão beneficiados os turistas provenientes dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália. (Notícias, 21/02/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar