NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 7 - 26 de Fevereiro de 2001
 

INTERNACIONAL


 
Angola - UNITA concentra homens perto de Uíge

A UNITA está a concentrar efectivos militares na localidade de Mulamba, a cerca de 45 quilómetros da cidade de Uíge, capital da província do Uíge. As forças da UNITA movimentam-se livremente num perímetro de 25 quilómetros daquela localidade do norte de Angola. Ultimamente os rebeldes têm vindo a realizar emboscadas nas vias de acesso às localidades, roubos de bens das populações e raptos de jovens para as matas.

O recrudescimento das acções militares da UNITA no Uíge foi um dos principais temas de análise na reunião que o novo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Cruz Neto, teve com responsáveis provinciais. Entretanto, as FAA, em manobras na província do Bié, recuperaram cinco viaturas uma das quais supostamente pertencente a Sandra Marisa, mulher de Savimbi. (Notícias, 24/02/01)


Zimbabwe - Mugabe denuncia "ingerências"

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, numa recepção concedida ao corpo diplomático, denunciou as "ingerências estrangeiras" nos assuntos internos do país. Mugabe defendeu mais uma vez a reforma agrária em curso no país, alegando que prevê a distribuição a cidadãos negros "sem terra" de 5 milhões de hectares de terras cultiváveis pertencentes a brancos.

O discurso de Mugabe aconteceu pouco depois do principal líder da oposição, Morgan Tsvangirai, ter constatado em Tribunal a sua derrota nas legislativas de Junho último numa circunscrição rural. O MDC contesta na Justiça os resultados de 37 circunscrições, considerando que a violência promovida pelo Governo fez falsear os resultados. O MDC detém 56 lugares no Parlamento contra 63 da ZANU-FP, de Robert Mugabe. (Notícias, 21/02/01)


RDCongo - A guerra "termina" em Março

Segundo o embaixador da França na ONU, Jean-David Levitte, os beligerantes na RDCongo vão iniciar a desmobilização a partir do próximo dia 15 de Março. O diplomata referiu que até essa data os observadores da ONU estarão prontos a fiscalizar a operação, que deverá durar cerca de duas semanas.

Os seis países e três movimentos rebeldes, que nos dois últimos anos se têm defrontado em território da RDCongo, estão a concluir as próximas etapas do processo de paz. O Ruanda anunciou uma retirada unilateral de parte das suas tropas da RDCongo, a partir do dia 28 de Fevereiro em curso. (Notícias, 24/02/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar