NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 7 - 26 de Fevereiro de 2001
 

POLÍTICA


Mocumbi: críticos a investigação CC "ofensivos"

O Primeiro Ministro Pascoal Mocumbi chamou os críticos da investigação do assassinato de Carlos Cardoso de "ofensivos". Os média, amigos, a família e a comunidade internacional estão a seguir cuidadosamente os passos dados pela polícia na investigação e a critica é que a polícia até agora nem fez o mínimo que se podia esperar.

"A polícia está a trabalhar, e estamos a trabalhar com os parceiros internacionais para fortalecer a capacidade da polícia, que sabemos ser pouca", diz o Mocumbi, numa reacção aos jornalistas.

Entretanto, amigos publicaram um anúncio de uma página inteira no jornal Notícias da terça-feira passada a denunciar passo a passo o que a polícia fez e o que devia ou podia ter feito. Nenhuma destas acções precisa realmente um "fortalecimento internacional", mas sim, uma simples boa-vontade de investigar o caso.

Perguntado por que a polícia demorou três a quatro semanas antes de entrevistar família, colegas e amigos do falecido e não entrevistou presentes no local do assassinato, o Mocumbi escusou-se a dizer que ele não está a dirigir as investigações pessoalmente e referiu os jornalistas para o Ministério de Interior.

A não-investigação está a ser incómoda para o Governo que se comprometeu com a investigação no dia do funeral na pessoa do Primeiro Ministro e do próprio Presidente. (Notícias, AIM news, NoTMoC)


Renamo insiste na nomeação de governadores

Os grupos de trabalho criados aquando do encontro entre o Presidente Joaquim Chissano e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, estão a identificar as preocupações da oposição para as submeter em relatório até o dia 15 de Março.

No rol das questões apresentadas pela Renamo-UE à Comissão dos Assuntos Constitucionais, consta a nomeação de governadores seus nas seis províncias onde obteve maioria dos votos nas "polémicas" eleições de 1999, através do voto popular, e sugere-se a autonomização dos governos provinciais. Para satisfazer tais solicitações, no entanto, seria necessário rever a Constituição, pois esta não prevê tal procedimento. (TVM, Notícias, 22/02/01)


Passaram três meses e ainda não se sabe quem matou Carlos Cardoso

FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Greve na Laurentina

Em Maputo, os 510 trabalhadores da cervejeira "Laurentina", cuja maior parte das acções está entregue a sócios privados e estrangeiros, voltaram ao trabalho depois de dois dias de paralisação laboral reivindicando a revisão das carreiras profissionais e o melhoramento das suas condições salariais.

Depois de negociações com a direcção da empresa acordou-se num aumento salarial na ordem de 35% para as categorias I, II, III e IV e 25% para as categorias V, VI, VII e VIII, da escala salarial em vigor na empresa. O sindicato e o patronato vão, durante 90 dias, estudar a revisão salarial. (Notícias, 23/02/01)


Autópsia revela: Mabote morreu de asfixia

Um relatório da autópsia do Serviço de Medicina Legal do Hospital Central de Maputo refere que o Coronel-General na reserva, Sebastião Marcos Mabote, falecido no dia 27 de Janeiro último, morreu de asfixia por afogamento.

As conclusões dos peritos indicam que Sebastião Mabote teve uma morte violenta resultado de asfixia, penetração de líquidos pelas vias respiratórias, afogamento e também carcineno primitivo do fígado. A requisição da autópsia foi feita pela Polícia depois da suspeita de que a sua morte teria sido provocada por afogamento na praia do Bilene, durante a travessia a nado da lagoa. (Notícias, 19/02/01)


CPLP discute Centro de Análise Estratégica em Maputo

Em Maputo, peritos militares da CPLP discutiram estratégias para a criação de um Centro de Análise Estratégica (CAE) da CPLP com sede nesta cidade, com o objectivo de elaborar estudos sobre o desenrolar político-militar nos países membros e contribuir para a prevenção e resolução de conflitos. No decurso da III reunião ministerial em Luanda, havida em Maio último, foram analisadas as contribuições de cada país relativamente à proposta apresentada por Moçambique.

Do encontro agora decorrido, que visava a preparação da proposta de regulamento, organização, funcionamento, levantamento das áreas de interesse, modalidade de financiamento e proposta do plano de actividades do futuro Centro, saiu já uma proposta final a ser apresentada na próxima reunião do Secretariado Permanente para os Assuntos de Defesa, para aprovação na reunião dos ministros da defesa da CPLP. (Notícias, 23/02/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar