NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 7 - 26 de Fevereiro de 2001
 

SOCIEDADE


 
Cheias no Centro e Norte

Na bacia do Zambeze os caudais dos rios estão a subir, devido às chuvas persistentes e às descargas das barragens de Cabora Bassa e Kariba. A HCB está a descarregar 4739,4 m³/s, e poderá aumentar o caudal, dado que está a um metro da capacidade máxima de armazenamento, situada em 326 metros.

Sete aeronaves, cerca de 200 barcos e camiões estão distribuídos pelas diversas frentes de socorro. Os helicópteros estão a transportar medicamentos, mantas e roupa para assistência às populações afectadas nos distritos de Zumbo e Mutarara, província de Tete.

No distrito de Tambara, província de Manica, as águas galgaram os edifícios da administração local, quatro escolas estão inundadas e cerca de 900 alunos do ensino primário não têm onde estudar. Muitas casas desabaram e perto de 2 mil pessoas ficaram sem abrigo. Na província de Inhambane, o distrito de Mabote está isolado, na sequência do alagamento da estrada Mapinhane-Mabote.

Em Maputo, muitos bairros periféricos da cidade estão inundados. Residentes do novo bairro de Magoanine, para onde foram transferidas as vítimas das cheias do ano passado, viram a suas novas casas inundadas. O Presidente Chissano sobrevoou algumas áreas afectadas nas províncias de Tete, Sofala e Zambézia, onde se inteirou do drama que afecta as populações. (TVM, RM, Notícias, 23/02/01)


Governo lança apelo da emergência

O Governo lançou, em Maputo, um apelo de 30 milhões USD para a emergência a cerca de 389 mil pessoas desalojadas devido às cheias no centro do país, que já provocaram a morte de 52 pessoas.

O montante destina-se ao apoio logístico, operações de busca e salvamento e reconhecimento aéreo das áreas inundadas. Apelou ainda às entidades, organizações e à sociedade civil moçambicana que dessem o seu apoio através de doações de bens alimentares, tendas, cobertores, vestuário e outros bens.

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, juntou o seu apelo para uma maior solidariedade da comunidade nacional e internacional e ainda ao Governo, para que garanta que os eventuais apoios e ajudas não sejam desviadas em prejuízo das vítimas. (TVM, Notícias, RM 22 e 23/02/01)


Passaram três meses e ainda não se sabe quem matou Carlos Cardoso

FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Larápios retiraram 19 tambores de lixo tóxico

Dezanove tambores contendo substâncias perigosas foram roubados esta semana na Estação de Tratamento de Lixo da Matola, onde se encontravam armazenados para exportação, uma vez descartada a hipótese da sua incineração no país. Aparentemente, ninguém sabe do destino dado aos tambores, nem do seu conteúdo, e muito menos o paradeiro dos criminosos. O Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental tornou público que os tambores roubados contêm substâncias altamente tóxicas, capazes de causar a morte em pouco tempo, por ingestão, inalação ou através dos poros da pele dos seres humanos.

Os tambores plásticos, com a capacidade de 200 litros cada, estão providos de um revestimento interno de madeira e contêm latas de 1,5 kg de produtos tóxicos. A referida estação está localizada numa zona densamente povoada, e os tambores são largamente procurados pela população para o armazenamento de água. (TVM, Notícias, 24/02/01)


Em Maputo: Polícia desmantela grupos de assaltantes

A Polícia desmantelou em Maputo três quadrilhas de assaltantes à mão armada, uma das quais se dedicava ao roubo de viaturas. Com a operação foram recuperadas, entre outros bens, cinco viaturas. Segundo a Polícia, são 17 cadastrados, que se dedicavam à prática de assaltos à mão armada na cidade. Unidades especiais da Polícia estão a patrulhar o bairro Patrice Lumumba, capital do crime nos últimos dias. (Notícias, 24/02/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar