NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 14 - 16 de Abril de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Moçambicanos na Itália e no Dubai

Mário Sevene, o Ministro do Trabalho, anunciou que a Itália e o Dubai vão receber mão-de-obra moçambicana. No total são 180 cidadãos que deverão seguir em breve para os dois países, 160 para a Itália e 20 para os Emirados Árabes Unidos. Estes últimos vindos do Município de Vilankulos, à luz do protocolo de geminação com a cidade do Dubai.

Sevene anunciou ainda que o Governo vai punir severamente as instituições privadas e singulares que se envolvem no recrutamento da mão-de-obra moçambicana sem garantias de emprego e que cobram ilicitamente valores monetários. O Ministro afirmou que já existe um instrumento legal para a execução da decisão. (Notícias 13/04/01)


Estado quer privatizar as suas participações

O Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi, manifestou o interesse do Estado moçambicano em privatizar a generalidade das participações do Estado. No total são cerca de 20% de acções que estão "nas mãos" do Estado como tutela para que os titulares, trabalhadores, gestores e técnicos possam participar como privados. Em muitas empresas estes já se tornaram accionistas mas existem ainda muitas outras onde ainda não foi feita a titularização.

Mocumbi disse que o Governo vai a partir de agora empenhar-se para que os titulares tomem conta do seu direito. O PM referiu ainda que o Estado manterá como empresas públicas, as unidades que assegurem serviços de utilidade pública ou que procedam à concessão de direitos de uso de bens do Estado. (Notícias 13/04/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar