NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 14 - 16 de Abril de 2001
 

SOCIEDADE


 
Comida de emergência não é suficiente

Moçambique tem disponíveis 3 mil toneladas de alimentos para atender à situação de emergência. O director do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Silvano Langa, disse que esta quantidade não é suficiente para um período de três meses. Segundo Langa, será necessário fazer-se um esforço adicional para poder corresponder às reais necessidades no terreno.

O director do INGC referiu que as necessidades globais só deverão ser conhecidas quando for concluído o relatório da missão de reavaliação que semana passada esteve a fazer o ajustamento quer do número de beneficiários nos centros de acomodação, quer das necessidades que se levantam noutros sectores. (Notícias 12/04/01)


Vítimas das cheias da Manhiça recebem casas

Um total de 129 casas foram inauguradas no posto administrativo 3 de Fevereiro, distrito da Manhiça em Maputo, no quadro do processo de reassentamento da população afectada pelas cheias do ano passado. As casas foram construídas sob financiamento da ONG italiana ISCOS que, para além destas infraestruturas, já apoiou as populações em instrumentos de produção, cadeiras e outros bens. (Notícias 12/04/01).


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Mais de dois mil casos de HIV/SIDA registados em Gaza

Um total de 2030 casos de HIV/SIDA foram diagnosticados no ano passado na província de Gaza, no sul do país. Deste número, mais de 900 foram diagnosticados nos dadores de sangue, 189 em mulheres grávidas e os restantes nas enfermarias destinadas ao tratamento de diversas doenças.

As autoridades sanitárias da província reuniram-se com o Governador da província, representantes de ONG's e delegados dos núcleos de prevenção das doenças de transmissão sexual (DTS), para debater a situação. Segundo Dário Secur, Director Provincial da Saúde, a situação é preocupante e exige o envolvimento de todos no combate à doença. (Notícias 09/04/01)


Saúde lança concurso para construcções hospitalares

O Ministério da Saúde (MISAU) lançou três concursos para a construção de dois hospitais, um centro de formação e ainda para a execução de obras de ampliação de outras quatros unidades sanitárias na província de Manica. Trata-se dos Centros de Saúde de Gondola, Manica, Messica, Nhamaonha, 1º de Maio e Eduardo Mondlane em Manica e do centro de formação profissional de Nhamatanda em Sofala.

As obras são financiadas pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), estando por isso o concurso aberto a todos os países membros desta instituição bancária. (Notícias 13/04/01)


Detidos 17 vendedores de droga em Maputo

As autoridades policiais da capital do país detiveram 17 vendedores e consumidores de estupefacientes, durante uma rusga na Zona Militar. Na posse dos bandidos foram apreendidas duas embalagens contendo substâncias psicotrópicas, uma "banana", 22 pedaços de haxixe, doze embalagens de heroína e uma série de instrumentos usados na preparação da droga. (Notícias 12/04/01)


Beira acolhe Conferência Regional da Juventude

O Presidente da República (PR), Joaquim Chissano, abriu a primeira Conferência Regional da Juventude, organizada pela Aro-Juvenil na cidade da Beira. Chissano referiu-se à problemática da SIDA e considerou que os valores tradicionais são um "escudo" fundamental no combate à doença. O PR reafirmou que Moçambique corre o risco de se transformar num país de idosos, pois as estatísticas indicam que a esperança de vida reduziu drasticamente para níveis jamais vistos.

Questões como o desemprego, o acesso à educação e a falta de habitação mereceram também a atenção Presidente da República. (Notícias 12/04/01)


Jornalistas comemoram mais um aniversário

No passado dia 11 de Abril assinalou-se mais um dia do Jornalista, uma data celebrada pelos profissionais de comunicação social e simpatizantes.

O Governo também saudou os jornalistas. Pascoal Mocumbi, o Primeiro-Ministro, considera que este deve ser um dia de reflexão que inspire os jornalistas a redobrarem esforços para que no âmbito da liberdade de imprensa, legalmente instituída no país, consolidem a fidelidade, brio e profissionalismo. (Notícias 12/04/01)


Jornal "Notícias" comemora 75 anos

O "Notícias" está em festa. Celebrou, este Domingo, 75 anos de existência. Várias actividades de carácter cultural e desportivo marcaram a data. No Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) está patente uma exposição fotográfica que retrata os principais acontecimentos que o jornal registou. Trata-se de uma mostra de imagens a preto e branco. (Notícias 12/04/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar