NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 15 - 23 de Abril de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Reconstrução do país: Lisboa entrega 18 milhões de USD

Moçambique e Portugal rubricaram em Maputo, o acordo geral de cooperação que prevê a canalização ao país de 18 milhões USD em apoio ao programa de reconstrução pós-cheias de 2000. O dinheiro deverá ser repartido pelos sectores da Agricultura, Pecuária, Educação, Acção Social e apoio ao sector privado, através da banca. (Notícias, 19/04/01)


Em Março: Alfândegas apreenderam 210 cargos

As Alfândegas de Moçambique realizaram, durante o mês de Março último, 210 apreensões de diversas mercadorias introduzidas no país fora das normas legais. Destes casos 141 são de descaminho de mercadorias diversas, designadamente bens de consumo, utensílios, bebidas alcoólicas, vestuário, electrodomésticos, pastas escolares, acessórios de viaturas, material informático e de construção.

Por transgressão à legislação referente à importação de veículos automóveis foram apreendidas 59 de viaturas. No mesmo período, as Alfândegas fizeram quatro apreensões relacionadas com a importação de produtos proibidos, tais como a carne bovina proveniente de Kwazulu-Natal, África do Sul. (Notícias, 19/04/01)


Ao Zimbabwe: CFM exigem pagamentos em US Dólar

Os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) decretaram, com efeito imediato, a cobrança em US Dólar, pagáveis em Moçambique, de todos os serviços ferroviários e portuários de e para o Zimbabwe. A medida é contestada pelos zimbabueanos que têm dificuldades de adquirir moeda estrangeira devido as medidas de "austeridade" decretadas pelo Executivo de Harare para conter a saída de divisas do país.

Até ao passado mês de Março os zimbabueanos pagavam os serviços ferro-portuários prestados por Moçambique em dólares locais, depositados numa conta corrente, em Harare. Essa forma de pagamento impedia os CFM de recolher imediatamente as suas receitas, agravando os prejuízos causados pela contínua desvalorização da moeda zimbabweana. (Notícias, 20/04/01)


Exportações: Moçambique atingiu os 303 milhões USD em 2000

Pela primeira vez o país atingiu, no ano passado, a cifra de 303 milhões USD em exportações de bens. O montante representa um aumento das exportações em 12% em relação ano anterior, situação que coloca ao país a possibilidade de encarar com optimismo a sustentabilidade da balança de pagamentos.

Entretanto, o crescimento económico foi inferior ao previsto e a inflação foi elevada. Com efeito, a taxa de crescimento do Produto Interno foi de 2,1%, a taxa média de inflação situou-se a 12,7% e a depreciação da moeda nacional, o metical, atingiu os 20%. O investimento privado nacional e estrangeiro, atingiu os 460 milhões USD, quase metade do realizado em 1999. O país espera alcançar no presente ano, um crescimento a dois dígitos e conter a inflação a um dígito. (Notícias, 20/04/01)


Bazaruto: "Jordan Properties" investe num projecto eco-turístico

A firma sul-africana "Jordan Properties" anunciou que vai investir nos próximos cinco anos cerca de 80 milhões de randes na execução de um projecto eco-turístico no arquipélago de Bazaruto, na província de Inhambane. O projecto vai incluir as águas territoriais à volta de Bazaruto, até uma profundidade de cerca de 20 metros, as quais serão patrulhadas pela "Jordan" para garantir que não haja exploração marinha na área concedida, que integra sete principais habitats naturais identificados pelo Banco Mundial.

De acordo com Trevor Jordan, director da firma, o projecto, irá permitir a criação de postos de trabalho, construção de um escola e um posto de saúde, como forma de contribuir para a melhoria das condições de vida da população local. Este será desenvolvido em parceria com as empresas sul-africanas "Hugh Brown" e "Allan Mansfield Trust", e com o Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental de Moçambique. (Notícias, 18/04/01)


Reabilitação da "Massingir" está garantida

O Banco Africano de Desenvolvimento disponibilizou cerca de 80 milhões USD para a reabilitação e redimensionamento da capacidade de encaixe da albufeira da barragem de Massingir, localizada na província de Gaza e cujas obras foram concluídas em 1977.O projecto contempla a construção de 85 poços de alívio ao longo da margem direita da barragem, colocação de bermas estabilizadoras, seis comportas de evacuação de cheias e o melhoramento do sistema de impermeabilidade na base da infra-estrutura.

A barragem, cuja actual capacidade de encaixe ronda os 40%, garante a irrigação de 90 mil hectares de terras agrícolas ao longo do vale do Limpopo. Ao cabo desta fase de reabilitação, a barragem terá condições para a instalação de uma central hidroeléctrica com a capacidade para a produzir 125 GW de energia, o suficiente para alimentar as províncias de Gaza e Inhambane nas actuais condições de desenvolvimento. (Notícias, 18/04/01)


Baía de Sofala: Suspensa prospecção de gás

A multinacional sul-africana SASOL Petroleum, anunciou o adiamento dos trabalhos de pesquisa de gás natural na Baía de Sofala, após a conclusão da avaliação dos dois poços perfurados nos meses de Setembro e Outubro de 2000. Os poços foram abertos na plataforma marítima moçambicana a cerca de 17 quilómetros a sudeste da cidade da Beira. A decisão surge em virtude de as evidências de gás natural encontradas na primeira perfuração não terem sido encontradas no segundo poço.

A empresa assinou, em Julho do ano passado, um acordo com o Governo para a realização do estudo de viabilidade para a construção de um complexo petroquímico na cidade da Beira, entretanto, tal está condicionado à disponibilidades de reservas de gás natural na Baía de Sofala. (Notícias, 17/04/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar