NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 19 - 21 de Maio de 2001
 

AGRICULTURA E PESCAS


 
MADER rubrica acordos com instituições de investigação

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento (MADER) assinou em Maputo dois acordos com o ICRAF e a ICRISAT, duas instituições de investigação, visando melhoramento da rentabilidade da actividade agrícola ao longo da bacia do rio Zambeze, região onde foram identificados cerca de 56 projectos para desenvolvimento.

O entendimento com o ICRAF, financiado pelo Canadá, prevê o desenvolvimento de programas de integração agro-florestal, tais como a produção de material lenhoso, fruta silvestre e produtos agrícolas. A ICRISAT deverá financiar a aquisição de sementes com resistência comprovada. (Notícias, 17/05/01)


Este ano: país poderá produzir 85 mil toneladas de algodão

O Instituto de Algodão de Moçambique (IAM) estima que o país poderá produzir este ano cerca de 85 mil toneladas de algodão. O incremento da produção deve-se às melhores condições agro - meteorológicas nas principais zonas de produção, assim como à relativa subida do preço ao produtor verificada durante a última campanha, 1999/2000.

Esta estimativa representa um crescimento em cerca de 51 mil toneladas em relação à campanha passada, em que a produção atingiu as 34 mil toneladas. Nas últimas campanhas o preço do kg de algodão conheceu a seguinte evolução: 2900 meticais (MT) em 1997/98, 2300 MT em 1998/99 e 2500 MT na campanha 1999/2000. (Notícias, 16/05/01)


Até 2004: Crise de caju poderá ser ultrapassada

O Instituto de Fomento do Caju (INCAJU) prevê que até 2004 o país irá atingir a meta de produção de 100 mil toneladas de castanha de caju, no âmbito da implementação do plano director para o sector. Cera de 95% do aumento da produção esperada deverá resultar do tratamento do cajual já existente e outros 5% da plantação de novas árvores.

As intervenções previstas têm em vista aumentar os rendimentos de 1,5 kg por árvore para 20 kg/árvore, em média. Actualmente, a produção global ronda em média as 65 mil toneladas por ano, contra uma necessidade da indústria nacional estimada em 70 mil ton/ano. As causas do baixo rendimento são várias, mas o oídio e outras pragas são sobremaneira as razões da debilidade das plantas. (Notícias, 15/05/01)


ORAM entrega certificados de posse de terra

A Associação Rural de Ajuda Mútua (ORAM) entregou certificados de posse de terra às populações de Lionde e Citlhango-Mangol, na província de Gaza. Os certificados, segundo aquela associação, servirão de justificativo para as comunidades provarem a propriedade das suas terras. Segunda a nova Lei de Terras as comunidades têm o direito de uso e aproveitamento das suas terras, mesmo sem nescessidade de registo (Savana, NoTMoC,18/05/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar