NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 19 - 21 de Maio de 2001
 

POLÍTICA


Montepuez: Polícias na barra do Tribunal

Teve início no tribunal provincial de Cabo Delgado, na cidade de Pemba, o julgamento dos polícias detidos em conexão com a morte por asfixia de mais de 100 pessoas, encarceradas na sequência das manifestações de 9 de Novembro último. Dahalili Sumail, ex-comandante da Polícia (PRM) no distrito de Montepuez, "abriu" o seu julgamento e dos outros acusados, refutando todas as acusações que pesam sobre si tendo-se considerado um "bode expiatório" da PIC (Polícia de Investigação Criminal), a quem acusou de "fabricar" dados para o incriminar e o Ministério Público por não investigar devidamente este facto.

Outro dos acusados, Terciano Mitale, oficial de serviço na noite da tragédia, afirmou não ter recebido resposta de Basílio Guezane - o outro oficial de serviço - quando o informou de que os detidos clamavam insistentemente por socorro, pelo que nada se fizera. (Notícias, 17 e 18/05/01)


Raul Domingos poderá liderar alternativa política

O ex-número dois da Renamo, Raul Domingos, afirma que está disponível a liderar uma terceira força política desde que os que advogam a sua constituição discutam todas as condições inerentes à sua formação. Entretanto, embora ressentido com a forma como foi expulso da Renamo, Domingos afirma que está fora de hipótese regressar à Renamo, pela qual já não nutre simpatia.

Refira-se que Raul Domingos foi chefe da delegação da Renamo durante as negociações de Roma, que levaram o país ao alcance da paz. Após as eleições gerais de 1994, chefiou a bancada da Renamo na Assembleia da República. Entretanto, foi expulso do partido em Setembro do ano passado, acusado de não estar a cumprir com as recomendações que lhe haviam sido incumbidas no âmbito das negociações com o Governo, visando superar o impasse político resultante das eleições de 1999. (Savana, 18/05/01)


Em Mossurize: Chissano reafirma a sua não - recandidatura

Chissano, que se deslocou a Manica para se inteirar da implementação do plano quinquenal do Governo, reiterou, num comício popular, o seu desejo de não se candidatar ao terceiro mandato consecutivo. Chissano assegurou ainda que o seu sucessor será um indivíduo movido por ideais de servir o povo e que a Frelimo tem quadros capazes de garantir a continuidade deste trabalho. (Notícias, 16/05/01)


FADM: Mil jovens incorporados no exército

Mil dos dois mil jovens incorporados no presente ano nas fileiras das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, FADM, procederam ao acto de Juramento da bandeira no Centro de Instrução Militar da Manhiça. Tomaram parte neste primeiro turno do segundo ciclo de incorporação no exército 975 recrutas provenientes de todas as províncias do país à excepção de Niassa e Zambézia, cujos convocados não chegaram a Maputo devido às cheias.

No final do preparação, 97,1% dos mancebos prestaram juramento, 1,1% foram excluídos por falta de aproveitamento e outros 1,1% desertaram. A cerimónia foi presenciada pelo Primeiro - Ministro, Pascoal Mocumbi, em representação do Presidente da República e Comandante - Chefe das FADM, Joaquim Chissano. (Notícias, 18/05/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar