NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 19 - 21 de Maio de 2001
 

SOCIEDADE


 
Na terra natal: Chissano casa-se "pela segunda vez"

Cerca de mil pessoas testemunharam, em Malehice, província de Gaza, ao casamento religioso do presidente da República, Joaquim Chissano com Marcelina Rafael Chissano. A cerimónia, celebrada pelo Arcebispo de Maputo, Dom Alexandre dos Santos e auxiliado por outros quatro bispos moçambicanos, realizou-se na igreja católica de Malehice, terra natal de Chissano. Foram padrinhos o Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi, e a sua esposa, Adelina Mocumbi.

Segundo Chissano, a intenção de contrair o matrimónio pela igreja fora manifestado pelo casal em 1995, aquando da celebração das bodas de prata. Joaquim Chissano e Marcelina contraíram o casamento civil em 1969, em Dar-Es-Salaam, Tanzania, durante a luta de libertação nacional. (Notícias, 14/05/01)


Bispos preocupados com criminalidade e trabalhadores nacionais

Em carta pastoral intitulada "Diálogo, Caminho para a Democracia", os bispos moçambicanos apelam ao Governo e às demais autoridades para que façam tudo o que estiver ao seu alcance a fim de que a criminalidade e a violência cessem no país. Simultaneamente, apelam ao Governo para que crie postos de trabalho e estabeleça uma política de protecção e defesa dos trabalhadores nacionais face aos estrangeiros que entram no país e facilmente ocupam os postos de trabalho.

Os bispos indicam que há que ter em consideração o grande desnível entre os salários e o elevado custo de vida que leva a maior parte dos cidadãos a viver na miséria. Instam a quem de competência no sentido de tomar medidas para neutralizar e eliminar a corrupção, que aflige e humilha a sociedade. (Notícias, 16/05/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Centro: 60 zonas para reassentamento das vítimas das cheias

O Governo identificou cerca de 60 zonas para o reassentamento da população deslocada na sequência das cheias que afectaram o centro do país no presente ano. Uma vez terminada a época chuvosa, as condições de transitabilidade tendem a melhorar e os níveis e caudais dos rios estão a diminuir.

Segundo o INGC já foram reafixadas cerca de 17 mil pessoas, de um total de 235 mil que se encontravam em cerca de 70 centros de acomodação, na fase crítica das cheias. O rápido descongestionamento destes centros visa permitir que as pessoas possam retomar a sua vida normal, livrando-se paulatinamente da dependência dos donativos. (Notícias, 15/05/01)


Em Muda: vítimas das cheias recebem ajuda

Mais de 1300 famílias vítimas das cheias acomodadas no centro de Muda, província de Sofala, receberam ajuda diversa constituída por artigos de vestuário, utensílios domésticos e produtos de higiene, canalizados pela Associação de Fomento para o Desenvolvimento Comunitário. Por outro lado, a Escola Primária do Esturro, na Beira, entregou àqueles necessitados um fardo de roupa, resultado de uma colecta feita pelos alunos daquele estabelecimento. (Notícias, 19/05/01)


Ângela Pedro - primeira mulher a pilotar um Boeing

A primeira mulher moçambicana aviadora de Boeing 737 recebeu as ínsígnias no Centro de Formação Profissional, em Maputo. Trata-se de Ângela Pedro Francisco, cuja capacitação decorreu em Maputo sob a orientação de instrutores nacionais credenciados pela Boeing. De salientar que a LAM, desde a sua fundação há 21 anos, tem vindo a apostar na formação, sendo actualmente as suas tripulações constituídas na sua totalidade por quadros moçambicanos. (Notícias, 18/05/01)


Em Maputo: Advogados fundem escritórios

Três firmas moçambicanas e portuguesas de advogados fundiram, em Maputo, os seus escritórios com o objectivo de ampliar o espaço de actividade, trocar experiências sobre métodos de organização e gestão, procedimentos administrativos, utilização de bases de dados e "know-how", entre outros. A associação concentrará o essencial da sua actividade naqueles ramos de direito ligados à actividade empresarial e bancária.

Através da referida fusão foi promovida a constituição de um escritório de advogados moçambicanos, integrado numa sociedade de advogados internacionais composta por mais de 500 profissionais. Os escritórios que aderiram à fusão são a Hermenegildo Gamito e Associados e Couto, Gonçalves Pereira e Castelo Branco e Associados. (Notícias, 18/05/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar