NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 21 - 4 de Junho de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Telefonia celular alcança o norte do país

Foi inaugurado, no passado dia 1 de Junho o sistema de telefonia móvel, mCel, nas cidades de Nacala, Ilha de Moçambique e Nampula, no âmbito da expansão da telefonia móvel pelo país.

A rede móvel da mCel,em fase experimental nas cidades de Inhambane e Maxixe e na Paia do Tofo, na província de Inhambane, deverá beneficiar, até ao final do ano, as cidades de Tete, Songo e Moatize, na província de Tete; Quelimane e Mocuba, na província da Zambézia. A mCel opera no país há cerca de quatro anos e até ao mês passado beneficiava apenas partes das províncias de Maputo, Gaza, Manica e Sofala. (Notícias, 01/06/01)


Investidores criam Capital de Risco

Investidores nacionais e estrangeiros formalizaram ontem, em Maputo, a criação do Fundo de Capital de Risco (FICREM-1), no valor de 10 milhões USD. O fundo tem por objectivo apoiar as empresas sediadas no país que têm dificuldades de mobilizar capitais para a recuperação das respectivas unidades.

A iniciativa é da Caixa Geral de Depósitos, Banco Comercial de Investimentos e da Sociedade de Controlo e Gestão de Participações Financeiras. No capital, participam o Banco Europeu de Investimentos, Southern Africa Enterprise Development Fund e FMO, com 2,5 milhões USD cada um. O FICREM não contempla os negócios tais como imobiliária, armamento, tabaco, bebidas e agricultura. (Notícias, 31/05/01)


Chissano participa na 36ª reunião do BAD

O Presidente da República, Joaquim Chissano, participou, em Valência, Espanha, na 36ª Reunião e Assembleia Anual dos Governadores do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Chissano, que discursou na abertura da reunião, apresentou a experiência de Moçambique sobre a "parceria para o desenvolvimento".

O BAD tem investimentos no país que rondam os 800 milhões USD. No ano passado, aquela instituição disponibilizou cerca de 200 milhões USD para investimentos no país. O BAD com capitais africanos e de alguns países da Europa, Ásia e América. (Notícias, 28/05/01)


Desvalorização do metical resulta do "nervosismo" da praça

O Governador do Banco de Moçambique, Adriano Maleiane, disse em Maputo que a constante depreciação da moeda nacional, o metical, face ao USDolar deve-se fundamentalmente ao facto de se estar a registar no mercado nacional uma maior procura desta moeda estrangeira. Segundo o BM, os motivos da depreciação do metical não são monetários, nem fiscais, mas sim resultado do "nervosismo" da praça.

Contudo, segundo Maleiane, não há razões para "pânico", dado que todos os indicadores quantitativos que poderiam justificar a depreciação estão completamente sob controlo. O metical teve uma depreciação de 20,2% desde Janeiro até Maio deste ano. Actualmente o USD é vendido por cerca de 20 600 MT. (Notícias, 30/05/01)


Aeronave anfíbia liga Vilanculos a Bazaruto

No quadro da exploração da rota Joanesburgo-Vilanculos, a TTA apresentou em Maputo, junto à ponte cais, uma aeronave anfíbia, Cesna Caravan, com uma autonomia de 7 horas de voo. A aeronave irá ligar, concretamente, a vila turística de Vilanculos às Ilhas Bazaruto, na província de Inhambane. (Savana, TVM 01/06/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar