NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 21 - 4 de Junho de 2001
 

INTERNACIONAL


 
África do Sul - Morreu Nkosi Johnson

A criança seropositiva, que desafiou a política do Governo sul-africano contra a SIDA, morreu na madrugada do dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, em Joanesbugo, vítima da doença. Nkosi Johnson, de 12 anos de idade, recebeu o vírus por via uterina, durante a gestação da sua mãe seropositiva, que perdeu a vida quando a criança tinha apenas 2 anos de idade.

Nkosi interviu no ano passado na Conferência Internacional sobre a SIDA, em Durban, pedindo aos delegados o fornecimento de medicamentos anti-retrovirais a mulheres grávidas seropositivas, para evitar a transmissão da doença aos filhos, como acontecera com ele. (Notícias, 28/05/01)


África do Sul - SIDA requer medidas drásticas

O antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que já rendeu homenagem ao falecido Nkosi, defendeu a introdução de medidas drásticas na luta contra SIDA, sob pena de o país perder uma geração economicamente activa.

A intervenção de Mandela surge poucos dias depois de o jornal "Saturday Star" ter noticiado na primeira página que diversos cemitérios de localidades negras já atingiram o limite de ocupação devido às mortes por causa da SIDA. (Notícias, 28/05/01)


Guiné-Bissau - Banco Mundial e FMI suspendem crédito

O Banco Mundial (BIRD) e o FMI cancelaram os créditos para Guiné-Bissau devido às irregularidades detectadas no Tesouro Público, onde "desapareceram" 10 mil milhões de francos CFA (cerca de 12 milhões USD). A decisão surgiu um dia antes do Parlamento ter aprovado o Orçamento do Estado (OGE) para 2001. O OGE da Guiné-Bissau depende em cerca de 80% dos donativos e financiamentos externos.

O Primeiro-Ministro, Faustino Embali, reconheceu que há problemas com o Tesouro que levaram o BIRD e o FMI a "adiar" a ajuda, mas negou que isso seja uma suspensão de créditos ao país. (Notícias, 31/05/01)


Guiné-Bissau - OGE é um "instrumento de ditadura"

O PAIGC, partido que governou o país desde a independência, considera que o Orçamento Geral do Estado (OGE) para este ano "é um instrumento para a implementação da ditadura no país". O PAIGC, apoia-se no facto de a distribuição das verbas ter beneficiado sobremaneira os ministérios da Defesa (MD) e da Administração Interna (MADI) em detrimento dos ministérios da Educação, Agricultura ou Saúde.

O OGE, estipula uma verba de 4,5 mil milhões de francos CFA para o MD, 3,5 mil milhões de francos para o MADI e cerca de 700 milhões francos CFA para o Ministério da Agricultura. O OGE foi aprovado com votos do partido no poder, o PRS, e alguns deputados da oposição que apoiam o programa do Governo. (Notícias, 28/05/01)


Angola - UNITA acusa Portugal de "neocolonialista"

A UNITA desqualificou qualquer papel de Portugal na busca da paz para Angola, alegadamente porque aquele país tem tido uma postura neocolonialista em Angola. Entretanto, a UNITA instou o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, a pronunciar-se devidamente sobre os passos seguintes para a paz, mas impôs condições tais como a cessação das ofensivas das forças governamentais e a sua retirada para os quartéis. (Notícias, 02/06/01)


Zimbabwe - Morreu o Ministro da Defesa

O Ministro da Defesa do Zimbabwe, Moven Mahachi, perdeu a vida na sequência da colisão da viatura que o transportava com outro carro que seguia na direcção contrária. Mahachi, um dos ministros de confiança de Mugabe, é o segundo dirigente a perder a vida em menos de um mês naquele país. Em Abril, o Ministro do Trabalho, morreu quando seu carro se despistou e foi embater em várias árvores, antes de se imobilizar. (Notícias, 28/05/01)


Zimbabwe- Militares poderão tomar o poder

O jornal britânico "The Guardian" noticiou que oficiais do exército zimbabweano "segredaram" ao Governo sul-africano que poderão derrubar Mugabe se a actual crise degenerar em distúrbios. Segundo o jornal, as chefias militares acreditam que a fraca colheita de milho vai provocar uma crise alimentar, tornando-se em mais um foco de tensão no país. A notícia foi desmentida pela chefia das Forças Armadas do Zimbabwe e pelo Governo sul-africano.

Entretanto, o Conselho das Igrejas do Zimbabwe manifestou o seu apoio ao programa de reforma agrária do Governo, alegando que a medida visa compensar as injustiças coloniais que provocaram a marginalização económica dos negros. (Notícias, 28/05/01)


Zimbabwe - Tsvangirai: "Haverá derrame de sangue"

O líder da oposição zimbabweana, Morgan Tsivangirai, alerta que poderá ocorrer um derramamento de sangue no país, durante a corrida às eleições presidenciais marcadas para os princípios do próximo ano, porque o partido no poder, ZANU-FP, não quer cair sem luta.

Tsivangirai proferiu estas declarações em Jonesburgo, África do sul, durante o lançamento da sua campanha para as presidenciais. Acredita-se que na África do Sul haja mais de 2 milhões de zimbabweanos que emigraram em busca de melhores condições de vida, desde a eclosão da crise. (Notícias, 31/05/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar