NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 21 - 4 de Junho de 2001
 

SOCIEDADE


 
"1 de Junho" foi na Moamba

Numa cerimónia orientada pelo Chefe de Estado, Joaquim Chissano, o distrito da Moamba, na província de Maputo, acolheu as celebrações centrais do Dia Internacional da Criança. As festividades do "1 de Junho" culminaram com a votação de três direitos prioritários para as crianças, um processo integrado no Movimento Global para a Criança, denominado "Diga Sim à Criança".

Na cidade de Maputo, as crianças depositaram uma coroa de flores no Monumento aos Heróis Moçambicanos e desfilaram até ao Parque dos Continuadores. No centro de acolhimento D. Bosco houve uma confraternização animada pelos grupos musicais Mozpipa e Kapa Dêch. (Notícias, 01/06/01)


Japão apoia projecto de abastecimento de água

O Governo do Japão disponibilizou 9,5 milhões USD para financiar o projecto de abastecimento de água nas zonas rurais da província da Zambézia. Com efeito, deverão ser reabilitados 13 furos de água, construídos 148 outros, em cerca de 90 aldeias.

O projecto inclui o fornecimento de equipamento de perfuração e a promoção da participação e educação da população abrangida visando desenvolver uma capacidade de gestão dos poços. (Notícias, 01/06/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Saúde: Ministro reconhece que há "esquemas"

O Ministro da Saúde (MISAU), Francisco Songane, reconheceu que a qualidade dos serviços prestados ao público pelas unidades sanitárias continua manchada e questionada devido à falta de cortesia por parte de alguns trabalhadores do sector, longas esperas, cobranças ilícitas, falta de medicamentos, entre outras vicissitudes. (Notícias, 29/05/01)


Doentes da SIDA reféns da burocracia

Os medicamentos anti-retrovirais para tratamento de doentes de SIDA não estarão disponíveis em pouco tempo no país, devido à necessidade de criação de condições técnicas, legais e institucionais para o efeito. Estima-se em 1,5 milhão o número de pessoas infectadas pelo vírus HIV, esperando-se que até ao final do ano haja entre 130 a 140 mil doentes com SIDA.

Entretanto, o aumento, este ano, do número revelou que o número de infectados pelo HIV no norte do país é inferior ao que as estatísticas anteriores indicavam. Nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, calculava-se que entre 8 a 9% da população estava afectada, mas novos dados indicam uma redução para cerca de metade. (Notícias, 31/05/01)


Cheias: Conferência de doadores será este mês

A conferência de doadores para a reconstrução pós-cheias, que havia sido marcada para finais de Maio, foi adiada para este mês por razões de natureza organizacional. Entre essas razões, destaca-se uma interna, ligada aos aspectos técnicos de levantamento de dados, e outra de origem externa: a necessidade de envolvimento dos parceiros de cooperação, cuja equipa de trabalho já chegou ao país.

A conferência de doadores, para além de efectuar a avaliação dos danos causados pelas cheias no presente ano, avaliar a aplicação dos fundos doados em Roma no ano passado. A resposta dos doadores ao apelo de 30 milhões USD, lançada em Fevereiro pelo Governo, já alcançou os 24 milhões USD. (Notícias, 28/05/01)


Saúde: Zambézia investe 8 milhões USD

A província da Zambézia deverá investir cerca de 8,1 milhões USD para a construção, ampliação, reabilitação e apetrechamento da rede sanitária durante o período 2001/2005. A rede sanitária da província é composta por 75 unidades, sendo um hospital provincial, dois rurais e cerca de 171 centros de saúde.

A União Europeia já garantiu cerca de 7 milhões USD para a reabilitação de 32 unidades sanitárias, a ampliação 16 e substituição de 13 unidades de material não convencional em convencional. Zambézia, com uma população estimada em 3,3 milhões de habitantes, é a segunda província mais populosa do país . (Notícias, 28/05/01)


Nacala: Polícia neutraliza assassinos de crianças

A Polícia da República de Moçambique neutralizou na cidade de Nacala um grupo de indivíduos indiciados de rapto e assassínio de menores. Estes teriam, a troco de 2 milhões de meticais, extraído das suas vítimas órgãos, tais como a língua, para os vender supostamente a tripulantes de certos navios estrangeiros que atracavam no porto de Nacala. Os restos mortais das crianças assassinadas foram encontrados numa mata nos arredores daquela cidade. (Notícias, 29/05/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar