NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 28 - 23 de Julho de 2001
 

INTERNACIONAL


 
ZÂMBIA - ACIDENTE DE VIAÇÃO FAZ 30 MORTOS

Pelo menos 30 pessoas morreram num acidente de viação entre um camião e um autocarro. O autocarro transportava 74 passageiros entre Kabwe e Kapiri-Mpohi, a cerca de 60 quilómetros a norte de Lusaka. O chefe da Polícia da província central, Ryan Chitoba, disse que o acidente ocorreu quando o autocarro, que se dirigia a Kashikishi, na província de Luapula, no norte do país, colidiu com um camião que transportava cimento. Entre os mortos contam-se 18 homens e 9 mulheres. Os feridos, cujo número não foi revelado, foram evacuados para o Hospital da Universidade de Lusaka. (Notícias 20/07/01)


SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - COMÍCIOS MARCAM INÍCIO DE CAMPANHA

Comícios, reuniões de esclarecimento, cortejos de música e profusão de bandeiras e cartazes marcaram os primeiros dias de campanha eleitoral são-tomense para as presidenciais do dia 29 deste mês. Os cinco candidatos, Manuel Pinto da Costa, Vítor Monteiro, Fradique de Menezes, Fortunato Pires e Carlos Tiny têm a todo custo tentar convencer a maioria dos 67371 eleitores a votar nas respectivas candidaturas. (Notícias 21/07/01)


GUINÉ BISSAU - SUSPENSA OPERAÇÃO MILITAR NA FRONTEIRA COM SENEGAL

As Forças Armadas da Guiné Bissau suspenderam a operação especial que realizavam no norte do país, junto à fronteira com a região senegalesa de Casamança. Segundo fontes oficiais, grande parte do contingente militar, estimado em 1500 homens, começou a regressar na semana passada ás suas unidades militares de origem.As mesmas fontes adiantaram que a Guiné Bissau manterá junto à fronteira com o Senegal o seu contigente regular de guardas de fronteira. (Notícias 20/07/01)


OUA - NOVO SECRETÁRIO GERAL DEFINE PRIORIDADES

O novo Secretário Geral da Organização da Unidade Africana (OUA), o costa marfinense Amara Essy, disse que uma das suas prioridades é concretizar as instituições da União Africana (UA), cuja existência foi formalizada na 37ª cimeira da OUA, em Lusaka. Essy indicou ser necessário agir-se muito rapidamente na definição das funções dos órgãos, entre as quais a Conferência da União, o Conselho Executivo, a Comissão e o Parlamento.

Sobre a gestão da transição da OUA para a União Africana, o antigo chefe da diplomacia da Costa do Marfim disse que levará a cabo esta tarefa de acordo com as decisões já tomadas pelos chefes de Estado e de Governo africanos. (Notícias 20/07/01)


CPLP - CHISSANO SATISFEITO COM A MISSÃO

Joaquim Chissano, Presidente de Moçambique congratulou-se com missão que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem estado a levar a cabo desde 1996. Na mensagem por ocasião da celebração dos cinco anos da organização, Chissano disse que "a comunidade tem-se revelado um instrumento valioso para a consolidação dos laços de amizade, solidariedade e cooperação mutuamente vantajosa que unem os povos e países".

Chissano referiu-se ainda aos passos dados pela CPLP, nos intercâmbios e troca de experiências a nível parlamentar e no relacionamento com a problemática da SIDA. Quanto á busca de soluções para os conflitos, Chissano disse que a organização se tem empenhado sem reservas no diálogo e outras soluções pacificas e duráveis para as situações que põem em perigo a paz, estabilidade e democracia". (Notícias 17/07/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar