NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 31 - 10 de Setembro de 2001
 

AGRICULTURA E PESCAS


 
Reserva de caça recebe animais

70 impalas e 25 bois cavalos de cerca de 300 animais bravios a importar da África do Sul para a criação da primeira fazenda de caça, desde a aprovação em 1999, da Lei de Florestas e Fauna Bravia, já estão no país, numa operação de repovoamento na reserva de caça de Matingatinga, no distrito da Moamba em Maputo.Cudos, zebras, facoceros, avestruzes, búfalos, changos e pala-palas também fazem parte dos rol de animais a importar.(Notícias 06/09/01)


Gorongosa exporta mel

O distrito da Gorongosa, na província de Sofala, exportou este ano mais de 800 litros de mel dos 1300 produzidos. João Paulo, coordenador da área de comercialização da Fundação Contra a Fome (FHI), referiu que a Inglaterra foi o principal consumidor.

Segundo a mesma fonte, a apicultura também vai ser introduzida no distrito de Caia. Os apicultores serão agrupados em associações e receberão a devida formação. Nesta actividade será aproveitada a venda de cera para o fabrico de velas e madeiras. (Notícias 07/09/01)


Sofala com boas expectativas agrícolas

A província de Sofala espera alcançar, na presente campanha agrícola 2001/2002, cerca de 326 mil toneladas de diferentes tipos de produtos, entre cereais, oleaginosas, legumes, tubérculos e hortícolas numa área de 250 mil hectares, envolvendo 280 mil famílias camponesas. No ano passado, os agricultores conseguiram apenas 149 mil toneladas de cereais das quais, 19300 constituíram excedente para comercialização.

Segundo João Ribeiro, Director Provincial de Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), estão a ser preparados técnicos e extensionistas com vista ao seu melhor envolvimento na actividade agrícola familiar. (Notícias 05/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar