NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 31 - 10 de Setembro de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
FACIM abre as suas portas

Pascoal Mocumbi inaugurou a 37ª edição da Feira Internacional de Moçambique (FACIM). Desta vez a feira reuniu cerca de 600 expositores, dos quais 115 nacionais, e com a participação de um total de nove países.

O Primeiro - Ministro, mostrou-se satisfeito com o que viu, sobretudo no que se refere à presença de potenciais investidores estrangeiros. "Em vários lugares visitados tive esta indicação de que há investimentos a ocorrer já em Moçambique, depois de terem testado já o mercado em feiras anteriores. É positivo," disse. (Notícias 4/09/01)


BIM e BCM apostam na fusão

Os bancos Comercial de Moçambique (BCM) e Internacional de Moçambique (BIM), detidos pelo grupo português BCP, vão avançar este mês para a fusão, confirmou Mário Machungo, o respectivo PCA. A fusão vai resultar no controlo de pouco mais de 50% do mercado financeiro pelo dois bancos que, entretanto formarão uma única instituição.

Machungo enumerou várias vantagens, entre as quais, a redução dos custos de operação, por exemplo nas áreas de contabilidade, informática, "back office" e outras que passarão a ser unificadas, e os cartões de ATM''s dos dois bancos servirão para qualquer um deles. (Notícias 06/09/01)


GRATUITO

COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?

Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz
com o "subject": LICENCIAMENTO COMERCIAL


Alumínio e camarão no topo das exportações

Os lingotes de alumínio, o camarão, a electricidade, o algodão e as madeiras foram os produtos mais exportados durante o primeiro semestre deste ano, operação que rendeu até ao momento pouco mais de 262 milhões de USD. Segundo Felisberto Ferrão, o PCA do Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), a expectativa do país é atingir pelo menos 400 milhões de USD, depois de no passado de ter conseguido cerca de 360 milhões de USD.

O alumínio, com um rendimento de cerca de 185 milhões de USD, foi o produto mais exportado, seguindo-se o camarão com 37 milhões de USD. A África do Sul e o Zimbabwe são os dois únicos países da SADC para onde se dirigem estes produtos. A Índia, os Estados Unidos e a União Europeia são os outros mercados. (Notícias 06/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar