NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 31 - 10 de Setembro de 2001
 

INTERNACIONAL


 
África do Sul - Incêndio mata 22 pessoas no Kruger Park

Pelos menos 22 pessoas morreram com queimaduras profundas num incêndio que desde 3ª feira consome parte do parque sul africano do Kruger, junto à fronteira sudoeste de Moçambique. O porta-voz do parque, William Mabasa, indicou que os helicópteros continuam a lançar água sobre as chamas que já devastaram cerca de 45 mil hectares e mataram vários animais.

A maioria das vitimas, que incluem quatro guardas do parque, eram mulheres de aldeias vizinhas que trabalhavam na recolha de feno. As causas do incêndio ainda não foram apuradas. (Notícias 07/09/01)


Zimbabwe - Já há luz para a crise

O Governo do Zimbabwe comprometeu-se em pôr termo às ocupações ilegais de fazendas e em fazer cumprir a lei na reforma agrária. O compromisso de Harare consta de um comunicado final da reunião, em Abuja, da comissão ministerial da Commonwealth destinada a analisar a crise político-económica do país.

Segundo o texto do acordo, o Governo do Zimbabwe aceita pôr termo às ocupações ilegais das fazendas de agricultores brancos e implementar medidas para acabar com a violência e as intimidações.

Em troca, o Reino Unido e os outros países presentes nas negociações (África do Sul, Austrália, Canada, Jamaica, Nigéria e Quénia), e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) comprometem-se em avançar com o projecto de criação de um fundo, administrado pela ONU, para compensar os agricultores brancos que desejem abandonar as suas terras. (Notícias 08/09/01)


Angola - Violência aumenta

Em menos de um mês, um ataque contra um comboio e duas emboscadas a autocarros atribuíram à UNITA a morte de 359 cidadãos angolanos. Há já quem diga que este período equivale a quase ano e meio de ataques das forças de Savimbi.

O ciclo começou a 10 de Agosto último, nas imediações de Zenza do Itome, na província do Cuanza Norte, com um ataque ao comboio que fazia a ligação entre Luanda e Dondo que causou perto de três centenas de mortos e 150 feridos.

Duas semanas depois, a 24 de Agosto, uma emboscada a um autocarro na estrada Cacuso/Malange provocou cerca de meia centena de mortos, e a 1 de Setembro, três autocarros forma apanhados numa emboscada na estrada Sumbe/Gabela, na província do Cuanza Sul, num ataque que causou mais de três dezenas de mortos. (Notícias 06/09/01)


São Tomé e Príncipe - Novo PR defende reformas no Estado

O novo Presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, defende a "reforma urgente das instituições do Estado, em que a revisão constitucional assume uma particular importância", para evitar conflitos.Fradique de Menezes, de 59 anos, é o terceiro Presidente de São Tomé e Príncipe desde a independência em 1975, e o segundo na era do multipartidarismo. (Notícias 05/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar