NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 31 - 10 de Setembro de 2001
 

POLÍTICA


Moçambique celebra Dia da Vitória

Moçambique celebrou o vigésimo aniversário do 7 de Setembro, Dia da Vitória. Data em que a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e o Governo colonial português assinaram os Acordos de Lusaka, que levaram à independência do país, em Junho de 1974.

Em Maputo, o dia iniciou com uma deposição de flores na Praça dos Heróis. Governantes e outros deslocaram-se ao local para homenagearam os antigos combatentes. O partido Frelimo aproveitou a ocasião para exortar a população a participar no combate à pobreza, ao crime organizado e à corrupção. (Notícias 07/09/01)


Chissano visita cidade de Maputo

Joaquim Chissano e uma comitiva de Ministros e directores visitaram o capital. Uma visita de trabalho da qual o Chefe de Estado pretendeu inteirar-se dos problemas sociais da capital. Numa reunião alargada foram identificados alguns dos grandes males de Maputo: o aumento da criminalidade e o precário saneamento do meio. Os mercados foram o segundo alvo escolhido pelo Chefe de Estado.

O estado de reconstrução e protecção das barreiras na Avenida das Nações Unidas e do prolongamento da Julius Nyerere também mereceu atenção. Durante os quatro dias de visita, Chissano pode ainda visitar os bairros da Mafalala, Triunfo, Polana Caniço e Magoanine onde esteve em contacto com a população. (Televisão de Moçambique 04/09/01)


Raparigas no serviço obrigatório em 2002

A incorporação de raparigas nas fileiras das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) vai ter lugar já na primeira convocatória do próximo ano, afirmou o Ministro da Defesa Nacional, Tobias Dai. Segundo Dai, oficiais das FADM procuram no centro de instrução básica militar da Manhiça metodologias para o treinamento das jovens.

O Ministro revelou ainda que o seu Ministério está a esboçar um projecto de reinserção social dos desmobilizados. São cerca de mil jovens que depois dos dois anos de serviço obrigatório queixam-se de falta de enquadramento. Uma comissão interministerial e ONG já se encontram a estudar o problema. (Notícias 07/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar