NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 31 - 10 de Setembro de 2001
 

SOCIEDADE


 
SIDA continua a aumentar

As novas taxas de prevalência do HIV no país continuam tão elevadas como em 1999. O recente estudo divulgado pelo Ministério da Saúde indica que 12,5% população adulta dos 15 aos 40 anos está infectada com a doença do século. A região centro é a mais critica. Só aqui a taxa atinge os 16,5%, segue-se depois a zona sul com 13,5% e o norte com 5,7%.

Estes resultados são fruto de um trabalho conjunto entre os Ministérios da Saúde e do Plano e Finanças, do Instituto Nacional de Estatística e do Centro de Estudo da População da UEM. A pesquisa baseou-se na informação recolhida nos 22 Postos Sentinela do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. A próxima etapa é avaliar o impacto destas percentagens na situação demográfica do país. Um trabalho que já se encontra em progresso.(Televisão de Moçambique 06/09/01)


"Chapas" sob vigilância

A Polícia de Trânsito (PT) da cidade de Maputo vai realizar, esta semana, uma operação destinada a disciplinar os transportes semi-colectivos de passageiros, vulgos "chapa 100", no que respeita a paragens irregulares e viaturas sem condições de segurança. A PT vai colocar homens em mais de 63 avenidas da capital. (Notícias 07/09/01)


FUNDO CARLOS CARDOSO

Apoie a Liberdade de Imprensa e
o Jornalismo Investigativo

Clique aqui para maiores informações


Ambientalistas contestam incineração

O Governo quer uma incineradora que trate de resíduos normais e principalmente infecciosos. A ideia, ainda em discussão, já levantou muitas contestações. Segundo ambientalistas, a incineração é um risco à saúde humana, isto é, através desta é produzido um tipo de dioxinas que podem causar graves danos físicos e ambientais.

Para o Ministério da Saúde esta é a solução mais viável. E as vantagens até são muitas. Os ambientalistas apontam outro tipo de alternativas. Por exemplo o uso de microondas, autoclave, aterro sanitário e desinfecção químicas. Tecnologias mais amigas do ambiente e da nossa saúde.(Televisão de Moçambique 05/09/01)


Parlamento infantil exige direitos

250 crianças de todo país organizaram um Parlamento infantil onde abordaram as melhores formas de implementação dos seus Direitos. A protecção contra a criminalidade, violência, SIDA, o abuso sexual, a exploração infantil e a problemática de acesso as instituições de saúde e de ensino, constaram no rol de assuntos levantados.

A representante da UNICEF em Moçambique prometeu que as preocupações serão encaminhadas à Assembleia das Nações Unidas dedicada à Criança, a ter lugar em Nova Iorque de 19 a 21 deste mês. (Televisão de Moçambique 05/09/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar